Com a classificação garantida para a Copa Sul-Americana do ano que vem, o Vitória voltará a disputar uma competição internacional depois de nove anos. A última vez que o Leão atingiu esse feito foi em 2016, quando participou da própria “Sula”.
Neste momento, o Leão ocupa a 11ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 46 pontos conquistados em 37 rodadas. O time rubro-negro não pode mais terminar a competição atrás do 14º colocado.
Relembre última vez do Vitória na ‘Sula’
Ao todo, o Vitória já participou cinco vezes da Copa Sul-Americana em sua história, nos anos de 2009, 2010, 2013, 2014 e 2016. A melhor campanha ocorreu em 2014, quando o clube caiu nas oitavas de final, para o Atlético Nacional, da Colômbia.
Em 2016, o Leão estreou já na segunda fase, mas foi superado pelo Coritiba. Após vencer o jogo de ida, no Barradão, por 2 a1, foi derrotado por 1 a 0 na volta, no Couto Pereira. À época, o gol fora de casa contava como critério de desempate.
Não será prioridade?
Em entrevista coletiva concedida nessa quarta-feira (4), o técnico Thiago Carpini destacou que a Copa Sul-Americana não será a prioridade do Vitória em 2025. Na visão do profissional, o clube tem que se acostumar a ficar na Série A primeiro.
“O intuito é o Vitória voltar a viver uma competição internacional, levar a marca rubro-negra à América do Sul. Em paralelo a isso, tentar competir de uma maneira que o Vitória merece. Mas não pode e nem deve ser a prioridade do Vitória. Precisamos nos firmar, a cada dia, na elite do futebol”, avaliou o comandante rubro-negro.
Vale lembrar que a permanência de Carpini em Salvador ainda não foi definida. De acordo com o técnico, restam detalhes a serem resolvidos entre as partes.
“Eu quero permanecer, tem tudo para acontecer. São alguns detalhes que estamos terminando de finalizar”, destacou.
Participações do Vitória na Sul-Americana
2009 - Caiu na 1ª fase
2010 - Caiu na 2ª fase
2013 - Caiu na 2ª fase
2014 - Caiu nas oitavas de final
2016 - Caiu na 2ª fase