Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Léo Gamalho marca no fim, Vitória bate a Chape e é ‘campeão’ do 1º turno

Atacante marcou primeiro gol após ter se recuperado de um câncer de pele e deu vitória ao Leão nesta segunda-feira

Vitória superou a Chapecoense no Barradão com gol de Léo Gamalho

O Vitória conquistou o título simbólico do primeiro turno da Série B. Diante da Chapecoense, o Leão alcançou o terceiro triunfo consecutivo na competição. Diante da torcida, nesta segunda-feira (24), a equipe rubro-negra sofreu, não conseguiu repetir o bom futebol das últimas partidas, mas contou com a eficiência de Léo Gamalho para fazer o Barradão explodir em alegria, superando o adversário pelo placar mínimo. Foi o primeiro gol do atacante de 37 anos após a sua recuperação de um câncer.

Como fica a classificação

Com o resultado, o Vitória chegou aos 37 pontos e fechou o turno na liderança - à frente do Novorizontino (36), Vila Nova (35) e Sport (35). A Chapecoense, por sua vez, manteve-se com 18 pontos e não conseguiu sair da zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição.

Próximos compromissos

O Vitória volta a jogar no próximo domingo (30), quando visitará a Ponte Preta, em Campinas. Um dia antes, no sábado (29), a Chapecoense receberá, na Arena Condá, o Mirassol.

Desfalques por suspensão

O zagueiro Camutanga recebeu o terceiro cartão amarelo por falta em Bruno Nazário. A punição foi a terceira levando o defensor a ter que cumprir um jogo de suspensão na próxima rodada. João Victor é o mais cotado para substituí-lo. Osvaldo e Felipe Vieira são dúvidas.

Pelo lado da Chape, Rodrigo Freitas também recebeu o terceiro amarelo, por falta em Mateus Gonçalves. Ele não jogará contra o Mirassol.

Principais lances do jogo

O Vitória fez um primeiro tempo abaixo do que havia apresentado nos jogos anteriores. Tanto que a equipe rubro-negra terminou a etapa inicial inteira com apenas uma finalização de perigo. A Chape, por sua vez, esteve sempre mais perto de abrir o placar.

Aos 29, Cristiano não contava com a furada de Railan e finalizou no susto, quase debaixo da barra, assustando Lucas Arcanjo. Aos 41, Felipe soltou uma bomba de fora da área na trave. O Leão só respondeu nos acréscimos, aos 47, com um tiro de Yan Souto: Airton ainda tocou na bola, antes de ela explodir na trave.

O Vitória voltou no segundo tempo mais disposto a abrir o placar, se lançando mais ao ataque. E quase abre o placar aos 9, com Léo Gamalho, de bicicleta, parando em grande defesa de Airton, e aos 13, com cabeça de Airton para fora.

A pressão, entretanto, pouco a pouco, foi ficando para trás. Bem postado defensivamente, o Verdão do Oeste dificultou muito os ataques do Leão. E, por pouco, consegue sair do Barradão com o triunfo. Aos 40, Bruno Nazário aproveita vacilo da defesa rubro-negra e tocou na saída de Arcanjo... para fora.

No lance seguinte, o castigo para os catarinenses: cruzamento de Railan na direita na cabeça de Léo Gamalho. O centroavante testou sem defesa para Airton, marcando o gol a vitória para o time da casa.

Vitória 1 x 0 Chapecoense

Vitória

Lucas Arcanjo, Railan, Camutanga, Yan Souto (Zé Hugo), Wagner Leonardo e Felipe Vieira (Marcelo); Dudu e Gegê (Rodrigo Andrade); Mateus Gonçalves; Osvaldo (Léo Gamalho) e Wellington Nem (Matheuzinho). Técnico: Léo Condé.

Chapecoense

Airton; Felipe, Rodrigo Freitas (Douglas Borel), Bruno Leonardo, Lucas Freitas e Cristiano (Rafael Ribeiro); Dudu Vieira (João Igor), Pavani e Bruno Nazário; Marco Antônio (Marcinho) e Kayke (Maxwell). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Gol

Léo Gamalho (42min2T), para o Vitória.

Cartões amarelos

Camutanga e Yan Souto, para o Vitória; Rodrigo Freitas, Cristiano, para a Chapecoense.

Motivo: 19ª rodada da Série B.
Data e horário: 24 de julho de 2023 (segunda-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Barradão, em Salvador.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE).
Auxiliares: Renan Aguiar da Costa (CE) e Luis Carlos de Franca Costa (RN).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.

Ouvindo...