Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Do que o Vitória precisa para escapar do rebaixamento no Brasileiro? Veja cenários

Leão da Barra encara RB Bragantino e São Paulo nas duas última rodadas da competição nacional

Jogadores do Vitória reunidos no campo antes do início de partida do Campeonato Brasileiro

A duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Vitória segue fora do Z4, mas ainda está muito ameaçado pelo rebaixamento. O Leão da Barra tem risco de queda calculado em 30,6% pelo Departamento de Matemática da UFMG.

Na 15ª posição, com 42 pontos, um a mais que o Internacional, primeiro time dentro do Z4, o Rubro-Negro precisará buscar pontos contra RB Bragantino, fora de casa, e São Paulo, no Barradão, para confirmar a permanência na Série A de 2026.

No momento, dez clubes ainda podem cair, além de Sport e Juventude, já rebaixados. A zona de risco envolve equipes entre 40 e 46 pontos, o que deixa o campeonato embolado na disputa contra a degola.

1. SE SOMAR SEIS PONTOS

Se vencer Bragantino e São Paulo, o Vitória chega a 48 pontos, pontuação que eliminaria qualquer possibilidade de queda. Nesse caso, o clube depende apenas de si para se livrar matematicamente da Série B.

2. SE SOMAR QUATRO PONTOS

Com uma vitória e um empate, o Vitória vai a 46 pontos, e a situação seguiria bem encaminhada. Para cair com essa pontuação, seria necessário:
Santos e Internacional terem 100% de aproveitamento nas rodadas que restam;

  • Ceará vencer um dos dois jogos;
  • Vasco e Atlético empatarem um dos dois jogos;
Leia também

3. SE SOMAR TRÊS PONTOS

Se vencer apenas uma vez, o Vitória chegaria a 45 pontos e ficaria em uma faixa congestionada da tabela. Para escapar do rebaixamento com essa pontuação, o clube precisa:

  • Que pelo menos dois entre Ceará (43 pontos), Santos (41), Internacional (41) e Fortaleza (40) não ultrapassem os 44 pontos.

4. SE SOMAR DOIS PONTOS

Empatar com RB Bragantino e São Paulo levaria o Vitória a 44 pontos. Nesse caso, para escapar o Rubro-Negro precisaria torcer por resultados paralelos:

  • Santos e Internacional não poderiam somar mais de 2 pontos;
  • Fortaleza não poderia fazer mais que 3;
  • Ceará precisaria perder ambos os jogos.

5. SE SOMAR UM PONTO

Se o Vitória empatar um dos jogos e perder o outro, terminaria com 43 pontos e a permanência dependeria de tropeços de dois times entre Internacional, Santos e Fortaleza.

  • Fortaleza não poderia vencer nenhum dos dois jogos;
  • Internacional e Santos precisariam perder um e, no máximo, empatar o outro.

6. SE NÃO SOMAR PONTOS

Se perder as duas rodadas e terminar com 42 pontos, o risco aumentaria drasticamente. Nesse caso, o Vitória escaparia apenas se dois times, entre Santos, Internacional e Fortaleza, percam os dois jogos. O Leão do Pici poderia até empatar um deles, que mesmo assim não alcançaria o Rubro-Negro.

Na Série A do Brasileirão desde 2024, o Vitória tinha como objetivo inicial lutar por uma vaga em competições internacionais. Apesar disso, o time fez um campeonato muito abaixo das expectativas e está no Z4.

O próximo compromisso do Vitória, contra o RB Bragantino, pela 34ª rodada, está marcado para esta quarta-feira (3), às 19h (de Brasília), no Estádio Cícero de Souza Marques. Já no domingo (7), às 16h, o adversário será o São Paulo, no Barradão, pela última rodada.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...