Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Vasco aciona STJD contra mudança de data de jogo com o Atlético na Copa do Brasil; entenda

Clube carioca diz que mudança de data “viola tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições da própria CBF”

Vasco espera que STJD reestabeleça a tabela definida originalmente

O Vasco informou na noite desta segunda-feira (30) que entrou com uma medida inominada, com pedido de urgência, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para questionar a mudança de data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Atlético, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Leia também

Inicialmente, os jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil deveriam ser marcados nos dias 16 ou 17 de outubro. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marcou o confronto para o dia 19 de outubro, medida criticada publicamente pelo Vasco, que vê favorecimento ao Atlético.

Em nota divulgada, o clube alega que a mudança “viola tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições da própria CBF”. O Vasco ainda espera que o STJD “reestabeleça a tabela definida originalmente” e que o jogo seja marcada para a data previamente agendada (veja a nota no fim).

Entenda

Pedrinho, presidente do Vasco, criticou a mudança de datas imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o duelo contra o Atlético, válido pelas semifinais da Copa do Brasil. Segundo o mandatário do clube carioca, a equipe mineira será beneficiada com as datas do confronto.

“O adversário está sendo beneficiado, porque o Vasco jogou com jogadores cansados após servir suas seleções. O adversário está sendo beneficiado, isso para mim é muito claro”, disparou Pedrinho. “A CBF perde totalmente a credibilidade com essa decisão”, disparou.

Na data base inicial, o confronto seria na semana do dia 16, logo após o encerramento da Data Fifa. No entanto, a pedidos do próprio Galo e do Flamengo, que encara o Corinthians na outra semifinal, os confrontos de volta foram marcados para o fim de semana.

Com isso, os duelos das equipes pela Série A do Campeonato Brasileiro ficaram na data da Copa do Brasil. O Cruzmaltino visita o São Paulo nesta rodada.

A diretoria cruzmaltina, capitaneada pelo presidente Pedrinho, se baseia em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) para ir ao tribunal desportivo. Neles, o Vasco tem como seguintes argumentos:

  • As datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas no dia 5 de janeiro e, conforme o regulamento da CBF, “compete à DCO... elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas";
  • Perder atleta por Data Fifa não é motivo para mudar dia de jogo, como consta no regulamento: “A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições";
  • As partes que podem pedir mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão. O Vasco alega que o pedido veio dos visitantes.

Caso não consiga resolver a pendência via STJD, a diretoria não descarta buscar a Justiça Comum para retomar a data antiga do duelo da semifinal. Nesta quarta-feira (2), às 19h15 (de Brasília), Atlético e Vasco se enfrentam na Arena MRV pelo primeiro duelo da semifinal.

Nota do Vasco

“O Vasco da Gama informa que, nesta segunda-feira (30/09/2024), protocolou junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma medida inominada, com pedido de urgência, questionando a alteração unilateral das datas das partidas de volta das semifinais da Copa do Brasil 2024 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A referida modificação, realizada sem o consentimento do Vasco e de maneira contrária ao calendário previamente estabelecido, viola tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições da própria CBF. O clube reafirma seu compromisso com o respeito às normas e à isonomia no futebol nacional.

O Vasco aguarda e confia que a Justiça reestabeleça a tabela definida originalmente e que o jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil aconteça nas datas previamente estabelecidas, sendo elas 16 ou 17/10.

VASCO DA GAMA SAF”.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.