O Vasco contratou no início de janeiro o goleiro Iván, que estava no Corinthians no ano passado, mas foi repassado ao Zenit-RUS, em negociação envolvendo o atacante Yuri Alberto. Contudo, o arqueiro que chegou com pompas acabou sendo opção no banco para Léo Jardim, não cumpriu as metas estipuladas e tem futuro incerto.
No entanto, com passagens pelas seleções de base e até pela principal, Iván surgiu na Ponte Preta como um dos principais nomes para o futuro do gol do Brasil. Chegou ao Corinthians e também pouco atuou, mas mesmo assim despertou o interesse do Zenit. Chegou a jogar quatro partidas em São Petesburgo, mas mesmo assim foi emprestado.
Para garantir a obrigação de compra, o arqueiro precisaria estar em campo em 30 jogos na temporada e fez apenas três. Com 13 rodadas em disputa na Série A do Campeonato Brasileiro e com Jardim absoluto no gol, Iván não vai atingir a meta e dificilmente seguirá em 2024. O Vasco sequer procurou os russos ou os empresário para discutir um novo empréstimo.
Aos 26 anos, antes considerado um dos principais futuros goleiro do Brasil, Iván começa a perder espaço. Se não seguir no Cruz-Maltino, deverá ser novamente emprestado pelo Zenit. E dessa vez, ele precisa jogar para mostrar porque sempre foi considerado uma grande promessa.
Com Iván como opção, o Vasco volta a campo no sábado (7), às 18h30 (de Brasília), diante do São Paulo, em São Januário. O Cruz-Maltino necessita da vitória e torcer para tropeços de Goiás ou Santos para deixar o Z4 do Brasileirão.