Habilidoso, polêmico e dono de golaços que povoam as memórias dos torcedores do West Ham, da Inglaterra, e do Olympique de Marselha, da França. Nova contratação do Vasco, o meia Dimitri Payet, de 36 anos, já foi comparado a Zidane e teve que trabalhar como vendedor de roupas para complementar a renda no começo da carreira.
Payet tem nacionalidade francesa, mas nasceu em Saint-Pierre, na Ilha de Reunião, território ultramarino francês na África, perto de Madagascar e das Ilhas Maurício.
Não demorou para que sua habilidade chamasse a atenção, e Payet despertou a atenção de clubes tradicionais do futebol francês. No entanto, a condição financeira escassez quase fez com que desistisse do futebol.
Quando estava na equipe B do Nantes, dividia o tempo entre os treinos e como vendedor em uma loja de roupas. À época, quase desistiu da carreira e pensava em voltar para sua terra natal.
Passou ainda por Saint-Étienne e Lille, antes de chegar ao Olympique de Marselha, clube que o transformou num astro do futebol, com atuações que o levaram a ser comparado ao maior jogador do país, Zinedine Zidane, pelo estilo de jogo e habilidade.
As boas atuações pelo Marselha e pela Seleção Francesa despertaram o interesse de vários clubes europeus, e em junho de 2015 Payet foi parar na Premier League, contratado pelo West Ham, por 15 milhões de euros.
Na primeira temporada na Inglaterra, marcou 12 gols e distribuiu 14 assistências, em 28 jogos.
Em 2016, foi um dos destaques da França, que ficou com o segundo lugar da Eurocopa. Disputado por gigantes do futebol europeu, teve sua saída travada pelo West Ham e acabou entrando em conflito com a direção do clube londrino.
Depois de quase seis meses de brigas entre o clube e o jogador, acabou negociado de volta para o Olympique de Marselha, por 25 milhões de libras (R$ 98 milhões).
Polêmica com Neymar
De volta à França, Payet se envolveu em uma polêmica com Neymar. Após um jogo entre PSG e Olympique de Marseille, em que o brasileiro afirmou ter sido chamado de “macaco” pelo zagueiro Álvaro González, o meia usou as redes sociais para provocar o astro do time de Paris.
Na publicação, Payet postou uma montagem com Álvaro González segurando um cachorro com o rosto de Neymar. A imagem continua na página do jogador no Instagram.
Nas duas passagens do Olympique de Marselha, Payet disputou 326 jogos, com 78 gols e 95 assistências. O contrato do jogador com o clube do sul da França terminou em julho. Foi oferecido um cargo na comissão técnica do clube, mas o meia recusou para continuar atuando dentro de campo.