Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Após negativa de Alfaro, Vasco age rápido e faz oferta por Ramón Díaz

Argentino que teve breve passagem pelo Botafogo é aguardado no Brasil para acertar com o Cruz-maltino até o fim de 2024

O Vasco agiu rápido dessa vez e encaminhou a contratação do técnico argentino Ramón Díaz para comandar o clube. O vínculo do treinador será até o final de 2024 e assim como com Gustavo Alfaro, ele recebeu a promessa de reforços para a sequência da Série A do Campeonato Brasileiro.

Ramón já havia sido procurado nas últimas semanas, mas inicialmente a proposta não tinha agradado e o treinador ficou descartado naquele momento. O Vasco utilizou todos os seus esforços para contratar outro argentino, Gustavo Alfaro, mas a situação do clube no Brasileiro pesou contra.

Além disso, Alfaro analisou o elenco cruz-maltino como abaixo do que espera para subir na tabela e preferiu não aceitar a oferta, mesmo sendo considerada boa financeiramente. Em paralelo a isso, o Vasco procurou novamente Díaz e fez a mesma oferta. Ele foi aceita e falta a assinatura do contrato.

O acerto foi divulgado primeiro pelo repórter César Luís Merlo e confirmada pela reportagem da Itatiaia, com fontes do clube. Díaz chegará ao clube com toda sua comissão técnica, incluindo seu filho, Emiliano Díaz, homem de confiança.

Ainda não foi confirmado, mas a tendência é que venham junto com o argentino, além de Emiliano Díaz (auxiliar), Osmar Ferreyra (auxiliar), Jorge Pidal (preparador físico), Damián Paz (analista de desempenho) e Juan Nicolás Rommannazi (analista de desempenho).

Além disso, o Vasco pretende contratar mais três reforços para o novo técnico, em especial um meia de criação, principal prioridade. Um lateral-esquerdo, um volante e um centroavante ainda estão em pauta. Para o ataque, o clube segue negociando com Lucas Pratto, ex-Atlético, e hoje sem clube.

Fracasso no Botafogo e sucesso na Arábia

Ramón Díaz é um velho conhecido do futebol brasileiro, em especial do futebol carioca. Ele treinou o Botafogo em 2020, mas foi demitido sem sequer estrear pelo Glorioso. Com problemas de saúde, o profissional precisou ficar afastado por muito tempo, adiando sua estreia. Emiliano ficou no cargo.

Mesmo assim, a passagem de dupla durou apenas três jogos, sem nenhuma vitória. Ao final daquele Brasileiro, o Alvinegro foi rebaixado, em último lugar da competição e os argentinos não deixaram saudades.

Entretanto, já com a saúde melhor, ele foi anunciado pelo Al Hilal-ARA e pôde treinar a equipe e fazer sucesso. Conquistou o Campeonato Saudita e a Copa do Rei local e ainda levou os árabes à final do Mundial de Clubes do ano passado, eliminando o Flamengo.

Na grande decisão, os comandados do técnico de 63 anos, acabou derrotado pelo Real Madrid-ESP, ficando com o vice-campeonato.

Carreira

Ramón Díaz apareceu para o futebol como treinador em 1996, quando faturou a Copa Libetradores à frente do River Plate-ARG e a Supercopa da Libertadores, no ano seguinte. Ele ainda venceu cinco vezes o Campeonato Argentino, com o River, e uma vez com o San Lorenzo.

Díaz treinou a seleção do Paraguai, nos anos de 2014 a 2016, mas não chegou a disputar Copa do Mundo. O argentino ainda trabalhou no América-MEX, no Oxford-ING, no Independiente-ARG, Pyramids-EGI, Al Ittihad-ARA, Libertad-PAR e Al Nasr-EAU.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais