Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Gabriel Pec vira artilheiro e se torna decisivo no Vasco

Jovem da base chegou a marca de oito gols na temporada e é o artilheiro da equipe no ano ao lado de Pedro Raúl

Gabriel Pec é o artilheiro do Vasco em 2023

Pedro Raúl marcou contra o Palmeiras e chegou ao seu oitavo gol sendo o maior goleador do Vasco na temporada. Até aí, tudo bem, já que o camisa 9 chegou com essa função. Porém a grande surpresa é Gabriel Pec, que atua como meia-atacante e vive uma temporada avassaladora. O camisa 11 soma os mesmos oito gol de Pedro Raúl e se tornou peça fundamental na equipe de Maurício Barbieri.

O faro de golss do camsia 11 está mais doque apurado. São 15 jogos, mantendo uma média de 0,53 gols por partida. Nesta Série A do Campeonato Brasileiro, já são dois. Um contra o Atlético e oiutro contra o Palmeiras. Podeiram ser três, porque na vitória sobre o Galo, Andrey Santos tocou de cabeça uma cobrança de falta de Pec, que tinha o endereço certo.

Além dos oito gols são duas assitências. Aos 22 anos, o jogador é único remanescente da equipe que disputou a Série B em 2021 e 2022. Com a chegada na elite, a SAF investiu mais pesado - tanto que foram 16 reforços até agora - mas Pec continuou atuando entre os titulares. No ano passado, por exemplo, seus números em 47 jogos foram inferiores aos atuais: quatro gols e quatro assistências. Em 2021, foram 52 jogos com sete gols e três assistênticas. Ao todo, o camisa 11 soma 154 jogos, 20 gols e dez assistências.

“O Pec é um menino que está tendo um desempenho muito bom. A cada jogo está construindo a carreira. Ele nos dá muitas situações para nós e cada vez mais está crescendo, mais maduro e a gente fica feliz, esperando que ele mantenha isso até o final”, comentou Maldonado, auxiliar técnico de Maurício Barbieri.

Com contrato até dezembro de 2026, Gabriel Pec possuio uma multa rescisória acima dos R$ 80 milhões para clubes europeus. E a SAF que comanda o clube - 777 Partners - já garantiu que não vai liberar o jogador de forma simples. Com Pec em campo em 2023, são nove vitórias, dois empates e quatro derrotas. Nos jogos em que ele marcou, são cinco vitórias, um empate e duas derrotas.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.