O Sport é líder do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos. Desses, 18 foram conquistados sob o comando do português. Depois da vitória diante do Novorizontino, o time pernambucano tem 91,8% de chances de acesso, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Quando Pepa desembarcou no Recife (PE), o Leão ocupava a nona colocação da Série B, com 32 pontos. O cenário levou à demissão de Guto Ferreira. Antes do português assumir, o time ainda fez uma partida sob o comando do auxiliar fixo César Lucena, e venceu o Ituano por 3 a 2.
“O próximo jogo é o mais importante. Precisamos do apoio. Nossas contas são trabalhar no nosso limite e pensar no próximo jogo. Com o apoio da nossa torcida, a Ilha é especial”, destacou o técnico, em entrevista coletiva concedida nessa sexta.
A arrancada do Sport foi sob o comando do técnico ex-Cruzeiro. Pepa assumiu quando o Sport estava na sétima colocação com 36 pontos - sete pontos distante do líder Novorizontino. O português estreou na rodada 25 com vitória por 2 a 0 diante do Avaí e subiu para o sexto lugar com 39 pontos.
No total, Pepa comandou o Sport em oito jogos com cinco vitórias e três empates. O time pernambucano soma 53 pontos e está na terceira colocação. São apenas três pontos de distância para o líder Santos.
O Sport joga novamente próxima quarta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, em Recife (PE). O Leão da Ilha enfrenta Operário, 8º lugar com 43 pontos. Caso vença, o Sport chegará aos 56 pontos empatará com o líder Santos.
Pepa
Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, de 43 anos, está no segundo clube brasileiro da carreira como técnico. O treinador comandou o Cruzeiro em 2023 en 25 jogos com sete vitórias, oito empates e 10 derrotas.
O português começou a carreira no AD Sanjoanense-POR passou por Feirense-POR, Moreirense-POR, Tondela-POR, Paços de Ferreira-POR, Al-Tai-ARA, Vitória de Guimarães-POR e Al-Ahli-CAT.
Como jogador, Pepa foi centroavante formado pelo Benfica-POR. Ele ainda passou por Lierse-BEL, Varzim-POR, Paços de Ferreira-POR e Olhanense-POR.