Na busca por uma maior valorização dos atletas oriundos das divisões de base, a direção do Sport estipulou uma espécia de cota mínima de participação de jogadores formados no clube no elenco em 2024. Pelo menos 30% do grupo, entre nove e dez jogadores, serão pratas da casa da equipe rubro-negra.
Segundo o diretor de futebol Guilherme Falcão, um dos membros do Comitê de Gestão do futebol do Sport, a expectativa é que o grupo seja formado, ao todo, por até 32 jogadores.
“Para este início de ano, vamos ter aproximadamente 30% do plantel formado por jogadores egressos da nossa base, considerando um elenco de até 32 jogadores. Hoje, são entre nove e dez”, afirmou à Itatiaia o diretor de futebol Guilherme Falcão.
Alguns rostos já são conhecidos da torcida, a exemplo do volante Fábio Matheus, que se consolidou na equipe profissional neste ano. Outros buscam seguir caminho igual, casos dos volantes recém-promovidos Lucas André, Pedro Martins e Ítalo, além do meio-campista Juan Xavier. Mais jogadores da base também irão compor o grupo.
Buscas por reforços
A menos exatamente uma semana para o início da pré-temporada, o Sport está ainda longe de ter um grupo robusto para começar os trabalhos. Até o momento, a direção anunciou cinco contratações.
Cauteloso, o Comitê de Gestão do futebol rubro-negro espera ainda trazer entre seis e oito jogadores para iniciar 2024. “Depende das características e versatilidade dos atletas que consigamos fechar negócio”, disse Guilherme Falcão.
“A ideia é termos reforços mais alguns reforços para iniciarem a pré-temporada com o grupo. Mas isso é algo que não está no domínio exclusivo do Sport. Há uma dinâmica de mercado e burocrática que precisa ser observada. Tem de ter calma para não errar ou inflacionar”, acrescentou o diretor rubro-negro.
Até o momento, o Sport, o anunciou as contratações do goleiro Caíque França, do zagueiro Luciano de Castán, ex-Cruzeiro, d