Numa agenda de intercâmbio de negócios e em busca de abrir uma conexão com um novo mercado, o Sport enviou, nesta semana, dois representantes à Arábia Saudita, país com maior investimento no mundo na última janela internacional de transferências (foram R$ 5,1 bilhões gastos apenas em contratações). Atento, o Leão arrumou as malas em busca de potenciais parceiros para negócios - como venda de atletas - ou mesmo para negociações envolvendo a sua futura Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Delegados pelo presidente Yuri Romão, que retornou para o Recife após uma agenda similar, em Portugal, o Sport está representado na Arábia Saudita pelo vice-presidente de planejamento estratégico Raphael Campos e pelo vice-presidente de marketing Eduardo Arruda.
"É uma agenda que pode parecer não muito usual, mas a gente vem num trabalho de internacionalização da marca. E a gente entende que com a Copa vindo por aí em 2034 (a Arábia Saudita foi confirmada como sede pela Fifa), a Arábia Saudita com uma janela recorde de transferências, o mundo todo está olhando para esse mercado e o Sport está querendo participar um pouco mais disso”, disse Raphael Campos, em declaração à Itatiaia.
De acordo com apuração da nossa reportagem, a ida do Sport ao Oriente Médio aconteceu por meio de contatos realizados por dois agentes: o presidente Yuri Romão, mediante contatos relativos à sua carreira profissional como CEO de grandes corporações, e pelo coordenador-geral da base rubro-negra, João Marcelo Barros. Com MBA de Gestão na Indústria do Futebol, pela Universidade de Liverpool, o administrador tem buscando parcerias internacionais a fim de expandir a marca do clube.
Foi assim, por exemplo, que o Leão tem participado de competições de base fora do país, a exemplo da recente participação na Algarve Cup, em Portugal. Neste mesmo contexto, o clube foi o único clube brasileiro convidado, com todos os custos subsidiados, a participar da SAIF EXPO (Saudi International Football Expo, em português Exposição Internacional de Futebol da Arábia Saudita), conferência organizada pela Ajwa Exhibitions, em Jeddah.
Nesta sexta-feira (24) decorre o segundo dia da feira, que se encerrará no sábado (25). Raphael Campos contou como foi o primeiro dia do evento e as intenções do Sport na feira. O representante do clube falou na busca, por exemplo, em parceiros para a SAF rubro-negra.
“O nosso foco está no intercâmbio de negócios. Quando falar em intercâmbio de negócios, podemos falar em mercado, venda de atletas, e por que não de investidores para uma eventual SAF. É algo que temos trabalhado e, além disso, diria que fincar a bandeira do Sport no novo mercado”, afirmou Campos.
“O primeiro dia de evento foi interessante, com o nosso stand batendo recorde de visitas, com a bandeira do Brasil e a história do clube chamando a atenção. Tem sido profícuo”, acrescentou Raphael Campos.
Projeto: internacionalização da marca
Essa agenda do Sport no exterior é parte de um projeto maior do clube, de internacionalização da marca. O clube está, por exemplo, estudando a contratação de um representante na Europa, fixo, para realizar relacionamentos com parceiros no exterior a fim de seguir nessa busca por abrir novos mercados com potenciais investidores.