Enderson Moreira é indiscutivelmente um treinador vencedor quando o assunto é a Série B do Campeonato Brasileiro. Tricampeão da competição, com Goiás (2012), América (2017) e Botafogo (2021), o técnico tem no seu histórico a credencial de entregar a missão ao fim do ciclo. Ainda que para isso seja necessário atravessar alguns percalços quando as missões são os jogos como visitante.
Vice-líder da Série B, o Sport, comandado por Enderson Moreira, oscila abruptamente entre os expressivos 100% de aproveitamento como mandante (líder no quesito com oito vitórias em oito jogos na Ilha do Retiro) e os 33,3% dos pontos conquistados como visitante (11º colocado no recorte).
Em sete jogos, o Leão conquistou uma única vitória, empatou quatro vezes e perdeu outras duas - a última delas, nesta quarta-feira (5), diante do CRB. Na ocasião, vale desfalcar, esteve desfalcado por seis titulares.
O Sport, que tem o melhor ataque do Brasil e da Série B, com 94 e 25 gols, respectivamente, também não consegue repetir o bom desempenho neste nacional. Nessas sete partidas fora de casa, a equipe marcou apenas cinco gols, uma média inferior a um gol por jogo que lança a equipe para o “Z4" dos ataques neste recorte. Como visitante, o Leão marcou mais gols apenas que o Sampaio Corrêa e Ponte Preta (2), e Tombense (4). O Rubro-negro empata com Avaí e Guarani.
O fato é que o baixo aproveitamento rubro-negro tem freado a campanha do Sport no Campeonato Brasileiro. A boa notícia, a depender do ponto de vista, é que o cenário não é novidade no retrospecto do técnico Enderson Moreira e acaba com final feliz. Em 2021, o treinador tinha nesta 15º rodada, um aproveitamento ainda pior do que o atual rubro-negro: 25%. Na altura, era o 15º colocado como visitante, com seis pontos em oito jogos (1 vitória, 3 empates e 4 derrotas).
Ao final da competição, o aproveitamento melhorou e subiu para 40,4%, sendo o Botafogo o nono colocado como visitante, com 23 pontos somados fora de casa. Apesar da oscilação, a campanha não impediu Enderson Moreira de comemorar o terceiro título da Série B na sua carreira.
Enderson no América e no Goiás
Enderson Moreira ainda conquistou a Série B em outras duas oportunidades, com aproveitamentos que foram superiores como visitantes. Em 2012, no Goiás, nesta 15ª rodada, ele havia somado 12 pontos em oito jogos (50%) fora dos domínios (3º melhor aproveitamento). Ao final, o aproveitamento foi de 29 pontos (50,9%), o quarto melhor da competição.
No América, cenário ainda melhor. Em 15 rodadas, eram 12 pontos em sete jogos (57% de aproveitamento) e a 4ª posição como visitante. Ao final, o número oscilou para (56%), com 19 pontos somados, sendo o Coelho o segundo colocado geral no quesito.
Campanha geral no Sport é melhor
Ainda fazendo paralelo do Sport com as três campanhas vencedoras de Enderson, nota-se uma evolução. No Leão atual, o treinador fechou a 15ª rodada com 31 pontos, na 2ª colocação. Em 2012, no Goiás, ele tinha 29 pontos (3º); em 2017, no América, 27 pontos (3º); e, no Botafogo, em 2021, 22 pontos (9º). A campanha é melhor, inclusive, que a do próprio Sport, no seu último acesso, em 2019. Nesta mesma altura, o time era o 10º, com 23 pontos.