Dois dos principais jogadores veteranos em atividade no futebol brasileiro têm um encontro marcado na Ilha do Retiro. Pelo lado do Sport,
Love chegou no último domingo (18), diante do Vila Nova, aos 20 gols na temporada. É o artilheiro da Segundona, com oito gols em dez jogos. A última vez que ele havia feito tantos gols na carreira foi no Alanyaspor, da Turquia, quando na temporada 2016/17 marcou 23 gols em 28 jogos. Na altura, ele tinha entre 32 e 33 anos.
Sobre o encontro de veterenos com com Nenê, Vagner Love brincou.
Vai ser legal. Ele é um jogador que tem muita qualidade, temos que ter muita atenção com ele. E sendo veterano, é ter uma atenção ainda maior porque a gente sabe da qualidade que ele tem, mas eles também precisam tomar cuidado com o velhinho aqui, que vai dar um pouco de trabalho para eles.
"É claro que a gente fica surpreso porque não é comum, não é o que a gente observa. Ele tem um vigor físico, uma coisa genética também que é muito forte. Mas é muito dedicado e se empenha muito para estar em forma”, disse o técnico Enderson Moreira.
Nenê, por sua vez, é igualmente importante para o Juventude. Em dez jogos pela equipe gaúcha, já marcou quatro gols e deu outras quatro assistências. Tornou-se em pouco tempo peça fundamental no esquema do técnico Thiago Carpini - que, inclusive, é mais jovem: 38 anos. Até a derrota na última rodada para o Tombense, a equipe emendava uma sequência de cinco vitórias consecutivas.
Ídolo do Vasco, Nenê soma passagens por diversos clubes europeus, como p PSG, West Ham, Mallorca e Monaco. Atualmente, com oito participações diretas em gols no Brasileiro, perde apenas no quesito justamente para Love (10), que além dos oito gols tem também duas assistências na competição.
Duelo vale G4 e até a liderança
O encontro desta noite na Ilha do Retiro vale muito para pernambucanos e gaúchos. O Sport pode assumir pela primeira vez a liderança da competição. Atualmente com 24 pontos e em terceiro lugar (apesar de ter um jogo a menos), o Leão pode ultrapassar o Vitória (25) e o Novorizontino, a depender dos resultados.
A equipe jaconeira é a oitava colocada com 18 pontos e precisa vencer para voltar a encostar no G4, o grupo de acesso à Série A.
Para a partida, a tendência é que o Sport repita a escalação da equipe que venceu o Vila Nova, já que o volante Fabinho segue vetado por lesão e o time não tem suspensões para a rodada. Pelo lado do Juventude, Carpini terá dois retornos e uma ausência. Recuperados de lesão, o zagueiro Romércio e o meia Fernando Boldrin ficam à disposição, enquanto o volante Mandaca, com uma lesão muscular, está vetado fica fora dos gramados por três semanas. O atleta será ausência, no mínimo, em três partidas.
O técnico Thiago Carpini admitiu ainda que poderá utilizar uma formação com três zagueiros diante do Sport, com Danilo Boza, Romércio e Zé Marcos. “Jogar contra o Sport lá na Ilha do Retiro é muito difícil, eu acredito que vai ser um adversário que também vá brigar pelo acesso até o final da competição, espero que seja assim com Juventude também”, disse.
Sport x Juventude
Sport
Renan; Eduardo, Rafael Thiery, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo, Fábio Matheus e Jorginho; Luciano Juba, Fabrício Daniel e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
Juventude
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Romércio e Alan Ruschel; Jean Irmer; Jadson, Kelvyn (Zé Marcos) e Nenê; David e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini.
Motivo: 13ª rodada da Série B.
Data e horário: 22 de junho de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Ilha do Retiro, no Recife.
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP).
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa e (FIFA-SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP).
Árbitro de vídeo: Adriano de Assis Miranda (SP).