Pela 43ª vez na história, Pernambuco está pintado de vermelho e preto. Maior vencedor do Estadual, o Sport ampliou o número de conquistas no Campeonato Pernambucano e segue soberano dentro do estado. Com a vantagem do empate para levantar o título, o Leão fez melhor: venceu o Retrô mais uma vez, na tarde deste sábado (22), na Ilha do Retiro, e ratificou o quinto troféu invicto na sua história na competição local.
Os gols da vitória do Sport por 2 a 0 foram marcados por Vagner Love e Gabriel Santos, um em cada tempo do jogo. No primeiro, aos 20 minutos da etapa inicial, o Leão aproveitou uma falha de Alencar na saída de jogo. Fabinho roubou a bola e passou para a finalização de Jorginho. No rebote, Vagner Love, com faro de gol, deixou quatro para trás com um toque na bola e finalizou para abrir o placar.
No segundo tempo, aos 38, Vagner Love voltou a estar atento ao dar um belo passe em profundidade para Gabriel Santos entrar na área e fuzilar para dar números finais ao jogo. Seria então o famoso “gol do título”, apesar de o Leão ter entrado em campo com a vantagem do empate por ter vencido o jogo de ida da final por 2 a 1.
Vagner Love, o cara do título
Aos 38 anos, Vagner Love foi um dos principais - para muitos, o principal - jogadores do Sport no Campeonato Pernambucano. O experiente atacante voltou a ser decisivo neste sábado com mais um gol na decisão. Ele, que já tinha marcado o gol da vitória no jogo de ida da final, voltou a ser decisivo ao marcar novamente na Ilha do Retiro. Ele termina o Estadual como vice-artilheiro, com cinco gols. Os artilheiros foram Luciano Juba (Sport) e Emerson Galego (Petrolina), um gol a mais.
Lesões no início do jogo
O primeiro tempo foi marcado por duas lesões nos primeiros minutos de jogo. Logo aos 4 minutos, Ratinho sofreu uma lesão na coxa e foi substituído pelo Rômulo, ex-Vasco e Flamengo. Pelo lado rubro-negro, aos 12 foi a vez de perder Labandeira, lesionado após dividida com um atleta do Retrô. Entrou Edinho.
Expulsões e queixas à arbitragem
O Retrô ficou, mais uma vez, na bronca com a arbitragem. Aos 54 minutos, Radsley fez falta em Ronaldo Henrique. O lance foi revisado pelo VAR e o meio-campista recebeu o cartão vermelho.
Após reclamar com veemência da decisão do árbitro Rodrigo José Pereira de Lima, o técnico Dico Woolley também recebeu o cartão vermelho e deixou o campo aplaudindo a arbitragem. Vale lembrar que no jogo de ida, a equipe do Retrô também fez queixas contra a arbitragem.
No segundo tempo, foi a vez do lateral-direito Eweton, do Leão, ser expulso. Após discussão com Edson, o rubro-negro deu um tapa no adversário na frente do árbitro, que mostrou o vermelho direto.
Premiação pelo título?
Embora seja algo comum, o campeão do Estadual em Pernambuco não recebe qualquer valor pela conquista do título desde 2014. A Federação Pernambucana de Futebol estipulou R$ 1 milhão em premiação, mas, por opção unânime dos clubes pernambucanos, o valor é dividido igualmente entre os participantes.
Títulos invictos do Sport no Pernambucano
O Sport não conquistava títulos desde o Estadual de 2019. E não era campeão invicto desde 2009. De acordo com levantamento da Central da Ilha, o Sport já havia conquistado títulos invictos por quatro vezes. Antes, a taça veio sem derrotas em 1917, 1941, 1998 e 2009. O Leão também é o clube com mais títulos invictos em Pernambuco.
Força da torcida rubro-negra
A torcida do Sport foi uma festa a parte na Ilha do Retiro. A massa rubro-negra chegou cedinho ao estádio, fez a festa do lado de fora e repetiu a animação dentro. O apoio da torcida, com público de 26.345, foi fundamental para o título do Leão. O grito de campeão veio com mais força após o gol de Gabriel Santos, aos 38 do segundo tempo, com comemoração sob chuva na Ilha do Retiro.
A campanha do título do Sport
Sport 5 x 0 Íbis (1ª rodada)
Maguary 1 x 1 Sport (2ª rodada)
Sport 2 x 0 Petrolina (3ª rodada)
Salgueiro 1 x 2 Sport (4ª rodada)
Sport 6 x 1 Belo Jardim (5ª rodada)
Sport 1 x 0 Retrô (6ª rodada)
Porto 0 x 0 Sport (7ª rodada)
Sport 4 x 1 Afogados (8ª rodada)
Náutico 2 x 2 Sport (9ª rodada)
Caruaru City 0 x 3 Sport (10ª rodada)
Sport 2 x 0 Santa Cruz (11ª rodada)
Central 0 x 1 Sport (13ª rodada)
Sport 2 x 0 Petrolina (Semifinal)
Retrô 1 x 2 Sport (1º jogo da fInal)
Sport 1 x 0 Retrô (2º jogo da final)
Ranking de campeões do Pernambucano
Sport: 43 títulos
Santa Cruz: 29 títulos
Náutico: 24 títulos
América-PE: 6 títulos
Torre: 3 títulos
Tramways: 2 títulos
Salgueiro: 1 título
Flamengo-PE: 1 título
Sport 2 x 0 Retrô
Sport
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo Henrique, Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Labandeira (Edinho) (Pedro Martins), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
Retrô
Jean; Israel, Yuri, Guilherme Paraíba, Edson; Ratinho (Rômulo) (Luisinho), Jonas (William Marcílio) e Radsley; Fernandinho, Alencar e Giva (Matheus Serafim). Técnico: Dico Woolley.
Gols
Vagner Love (20min1ºT) e Gabriel Santos (38min2ºT) para o Sport
Cartões amarelos
Vagner Love, Rafael Thyere, Jorginho, Gabriel Santos (Sport); Guilherme Paraíba, Fernandinho, Radsley (Retrô)
Cartão vermelho
Ewerton (27min2ºT) (Sport)
Radsley (54min1ºT), Dico Woolley (55min1ºT) (Retrô)
Público total: 26.345.
Renda: R$ 793.685,00.
Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Pernambucano.
Data e horário: 22 de abril de 2023 (sábado), às 16h30.
Local: Ilha do Retiro, no Recife.
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
Auxiliares: Francisco Chaves Bezerra Júnior e Karla Renata Cavalcanti de Santana (ambos de PE).
Árbitro de vídeo: Gilberto Castro Júnior (PE).
Participe da comunidade da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.