Clubes que estão confirmados na Série C de 2025 devem propor à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que o campeonato seja disputado em formato de pontos corridos. A ideia é de que o certame ocorra em 38 rodadas, assim como as Séries A e B.
À Itatiaia, o presidente do Náutico, Bruno Becker, confirmou que nove agremiações já demonstraram interesse em fazer esse pedido: ABC, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Floresta, Itabaiana, Retrô e Maringá, além do próprio Timbu. A informação foi divulgada inicialmente pelo GE.
A previsão é de que a reunião com a CBF ocorra no início de novembro. Vale lembrar que, até o momento, apenas 16 equipes estão confirmadas na Série C do ano que vem. As outras quatro vagas serão completadas pelos quatro times rebaixados da Série B, que se encerrará no fim de novembro.
Atual formato da Série C
Atualmente, a Série C é disputada em três fases. A primeira acontece no formato de pontos corridos: os 20 clubes se enfrentam entre si em turno único, com 19 rodadas.
Os oito primeiros colocados avançam para a segunda fase e são divididos em dois grupos de quatro. Em dois turnos, as equipes enfrentam os adversários de suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados de cada garantem vaga na Série B do ano seguinte.
A terceira fase envolve uma final entre os dois times com melhores campanhas em seus grupos na fase anterior. Em 2024, o grande campeão foi o Volta Redonda, que venceu o Athletic na decisão.
O que pensa a CBF?
A reportagem tentou contato com a CBF para saber o que a entidade pensa sobre o tema, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. Assim que houver resposta, o texto será atualizado.
De qualquer forma, o fato de a confederação ainda não ter divulgado o calendário de 2025 dificulta que as federações estaduais se programem. Isso vale para a Série C também, e pode ter gerado uma brecha para os clubes.
Tombense na lista?
A Itatiaia questionou ao presidente do Tombense, Lane Gaviolle, se a agremiação integraria o grupo pró-pontos corridos. O mandatário ainda não respondeu. A equipe de Tombos é, até o momento, a única representante mineira na competição.
Clubes já confirmados na Série C de 2025
- Botafogo-PB
- Confiança-SE
- CSA
- Figueirense
- Floresta-CE
- Náutico
- São Bernardo-SP
- Ypiranga-RS
- Caxias-RS
- ABC
- Londrina
- Tombense
- Retrô-PE
- Anápolis-GO
- Maringá-PR
- Itabaiana-SE