Veja qual estádio é o favorito para receber Brasil x Uruguai em novembro
Jogo será pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, provavelmente em 19 de novembro

A Arena da Amazônia, em Manaus, surge neste momento como estádio favorito para receber a partida entre Brasil x Uruguai, em novembro, pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A CBF tem a intenção de realizar o jogo no Norte ou Nordeste, para aumentar o deslocamento da delegação uruguaia, que alguns dias antes jogará em Montevidéu, pela 11ª rodada, contra a Colômbia. A informação foi revelada pela TV Globo. A Itatiaia apurou que a arena na capital do Amazonas será novamente vistoriada por membros da Conmebol e da CBF, como foi feito em 2023.
Veja a classificação das Eliminatórias
Na época havia a possibilidade de Manaus receber Brasil x Argentina, em novembro do ano passado, por motivo semelhante ao de agora: dificultar a logística do rival, e facilitar a do Brasil, que antes jogaria na Colômbia. No fim, a pedido do técnico à época, Fernando Diniz, o confronto foi realizado no estádio do Maracanã, no Rio.
Antes de encarar os uruguaios, o Brasil enfrenta a Venezuela, fora de casa, provavelmente no dia 16 de novembro. Manaus se torna favorita por isso para receber o jogo que deve acontecer em 19 de novembro: um voo de solo venezuelano até a capital amazonense é curto, e facilitaria muito a logística e recuperação física dos brasileiros.
A definição ocorrerá nas próximas semanas. Outras duas opções são a Arena Fonte Nova, em Salvador, e a Arena de Pernambuco, no Recife.
A má campanha do Brasil nas Eliminatórias pode pesar também para levar a Seleção a jogar em regiões que historicamente tem torcedores mais tolerantes, como no Norte e Nordeste, do que no Sul e Sudeste. Apesar de vencer o Equador por 1 a 0, na sexta passada, o time de Dorival Júnior foi vaiado por parte dos torcedores no estádio Couto Pereira, em Curitiba.
A derrota para o Paraguai por 1 a 0, na terça-feira (10), deixou o Brasil na quinta colocação das Eliminatórias, com dez pontos, pior campanha da história do país na competição até a oitava rodada. Ainda está na zona de classificação direta para a Copa de 2026, que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá.
A próxima Data-Fifa será em outubro, entre os dias 7 e 15. A Seleção Brasileira vai visitar o Chile no dia 11 de outubro, em Santiago, pela 9ª rodada das Eliminatórias.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.



