A Fifa buscará resgatar a memória do futebol mundial na exposição “Inovação em Ação: Tecnologias do futebol dentro e fora do campo”, disponível no Fifa Museum, em Zurique, na Suíça. Entre as atrações especiais, consta um conjunto de documentos da
A iniciativa tem como premissa fundamental não apenas apresentar as tecnologias modernas, mas também levar o visitante ao início da construção do esporte bretão.
A organização destaca que muitos dos avanços no futebol são impulsionados por dados coletados sobre o jogo, como desempenho dos jogadores, ações com a bola e posicionamento em campo.
No entanto, antes dessas invenções, o conceito já era um elemento fundamental para o esporte.
Brasil de 1970 em evidência
Responsável pelo primeiro tricampeonato da história das Copas do Mundo, a Seleção Brasileira de 1970 é considerada um dos maiores times de futebol da história. Contudo, alguns documentos que registraram aquela campanha magistral ficaram perdidos com o tempo.
No entanto, a exposição trouxe novos registros. Os documentos são o resultado de um teste de aptidão física realizado com os jogadores da seleção brasileira poucos meses antes do Mundial no México.
Os dados incluem os resultados dos jogadores no “Teste de Cooper”, no qual a aptidão física do participante é calculada registrando-se a distância percorrida em um tempo definido de 12 minutos.
Os visitantes podem se surpreender ao ver o ícone brasileiro Pelé classificado apenas como “bom” em vez de “muito bom”, mas é preciso lembrar que ele se preparava para sua quarta Copa do Mundo consecutiva, aos quase 30 anos de idade.
O time alcançou algo inédito na época (com Pelé desempenhando um papel notável em todas as três conquistas), com um estilo de ataque fluido e dinâmico, que dependia fortemente da velocidade e da aptidão física dos jogadores.