'Criminoso foi exposto', diz presidente da CBF sobre racismo antes de jogo
Empresário Felipe Nunes, que compõe staff do atacante Vinícius Júnior, foi alvo de ato racista neste sábado (17)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, manifestaram-se neste sábado (17) sobre o caso de racismo que teve o empresário Felipe Silveira, do estafe do atacante Vinícius Júnior, da Seleção Brasileira.
Felipe Silveira entrava no RCDE Stadium, em Barcelona, na Espanha, para o jogo amistoso entre Brasil e Guiné, quando uma banana foi apontada por um homem, que fazia segurança do local, ao empresário. “Mãos ao alto. Essa é a minha arma para você”, relatou Felipe, um dos melhores amigos de Vini Jr.
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues subiu o tom diante do ato. "O combate ao racismo, um crime que precisa cessar em todo o mundo, é também o motivo pelo qual estamos aqui. O mesmo motivo que levou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, a vir de Zurich até aqui. E foi também por isso que a nossa Seleção jogou o primeiro tempo da partida de preto”, iniciou.
“É um manifesto, é uma bandeira, é uma missão banir do futebol mundial não só o racismo, como toda e qualquer forma de violência, dentro e fora dos estádios . Temos recebido a solidariedade de todos os companheiros de Federações e Confederações do mundo inteiro, querendo se juntar ao Brasil nessa luta. E hoje, mais uma vez, mais um criminoso foi exposto publicamente", completou.
Já a CBF afirmou que “tomou providências imediatas e, na mesma hora, solicitou à polícia e aos organizadores do jogo que dessem todo o apoio e amparo a mais uma vítima de racismo, um crime que precisa ser combatido de forma veemente e sem descanso”.
Segundo apuração da Itatiaia, em um primeiro momento, o segurança negou que estava com uma banana. Depois, ele disse que a fruta tinha caído de seu bolso.
Outros amigos de Vini Jr. tinham passado pelo local e não viram o ato. O homem também não sabia que se tratava de uma pessoa ligada ao atacante brasileiro.
A vítima e as outras pessoas ligadas a Vinícius Júnior buscam imagens do circuito interno, mas somente a polícia tem acesso ao conteúdo. Eles vão prestar queixa até este domingo (18).
O Brasil venceu o amistoso por 4 a 1. Joelinton, Rodrygo, Éder Militão e Vini Jr. marcaram para o time brasileiro. Serhou Guirassy diminuiu para Guiné.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
