Belo Horizonte
Itatiaia

Cria do Cruzeiro, Éderson ganha chance após corte e disputará primeira Copa do Mundo

Meio-campista de 26 anos é destaque na Atalanta e ganha chance com Carlo Ancelotti

Por e 
Éderson, meio-campista da Atalanta, da Itália
Éderson, meio-campista da Atalanta, da Itália • Divulgação/Atalanta

O técnico Carlo Ancelotti convocou o meio-campista Éderson, de 26 anos, da Atalanta para o lugar de Wesley, da Roma, cortado por lesão na coxa esquerda. Cria do Cruzeiro, o jogador não era cotado para ser chamado pelo técnico italiano Carlo Ancelotti.

Essa é a segunda vez que Éderson foi convocado por Carlo Ancelotti. Na primeira, ele não entrou em campo. O jogador atuou três vezes pela Seleção Brasileira, todas sob comando de Dorival Júnior.

A temporada do volante foi boa no futebol italiano. Éderson entrou em campo 41 vezes, sendo 36 como titular. São três gols e três assistências com a camisa da Atalanta.

Éderson

Ederson, meio-campista da Atalanta, defenderá a Seleção Brasileira na Copa do Mundo • Rafael Ribeiro/CBF
Ederson, meio-campista da Atalanta, defenderá a Seleção Brasileira na Copa do Mundo • Rafael Ribeiro/CBF

Cria do Cruzeiro, Éderson deixou o clube por problemas de atrasos de pagamentos na crise vivida pelo clube celeste em 2019. Ele chegou à Raposa para jogar na base após passagem pelo time principal do Desportivo Brasil. Em 2020, o volante foi para o Corinthians e, no ano seguinte, se destacou pelo Fortaleza. 

Na temporada 2021/22, Éderson se transferiu para o futebol italiano. Ele jogou um ano pela Salernitana, antes de ser negociado com a Atalanta. O volante está há quatro anos no clube de Bérgamo, com 179 jogos, 16 gols e seis assistências.

Ficha do jogador

  • Nome completo: Éderson José dos Santos Lourenço da Silva
  • Data e local de nascimento: 07/07/1999 (26 anos), em Campo Grande (MS)
  • Carreira por clubes: Desportiva Brasil (2017), Cruzeiro (2018/2019), Corinthians (2020), Fortaleza (2021), Salernitana (2021/22) e Atalanta (desde 2021/22)
  • Número de jogos pela Seleção: 3 jogos, sem gols ou assistências
Por

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.

Por

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais