Belo Horizonte
Itatiaia

Apesar de 'esquecido' no ciclo, Fabinho defenderá Brasil na Copa do Mundo

Volante de 32 anos fez apenas dois amistosos no ciclo iniciado em 2023 e chega para ser o reserva imediato de Casemiro na Copa

Por
Fabinho disputou a Copa de 2022 pela Seleção Brasileira • Lucas Figueiredo/CBF

Reserva imediato de Casemiro, o volante Fabinho foi acionado pelo técnico Carlo Ancelotti para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo que tem como sedes Canadá, México e Estados Unidos. Esta será a segunda participação do jogador de 32 anos no torneio mais importante do planeta.

Apesar de ter atuado em apenas duas partidas deste ciclo, ambas em 2025 e em jogos amistosos (contra Tunísia e Croácia), o paulista figura entre os 26 convocados do treinador italiano.

Pela Seleção Principal, o meio-campista do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, acumula 31 partidas. A primeira delas foi em 7 de junho de 2015, quando atuou durante 45 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o México. O técnico naquela ocasião era Dunga.

Revelado pelo Fluminense, Fabinho disputou a Copa de 2022, no Catar, e participou de apenas um jogo sob comando de Tite. Ele foi titular na derrota por 1 a 0 para Camarões, na terceira rodada.

• Reprodução/Twitter
• Reprodução/Twitter

Fabinho

  • Nome completo: Fábio Henrique Tavares
  • Data e local de nascimento: 23 de outubro de 1993; Campinas, em São Paulo
  • Carreira por clubes: Fluminense, Real Madrid-ESP, Monaco-FRA, Liverpool-ING e Al-Ittihad.
  • Número de jogos pela Seleção: 31 jogos (seleção principal); mais 5 jogos (categorias inferiores)

Títulos conquistados

Competições nacionais:

  • 1 Supercopa Europeia
  • 1 Liga dos Campeões

Competições Internacionais Categorias de Base:

  • 1 Campeonato Francês
  • 1 Copa da Inglaterra
  • 1 Copa da Liga Inglesa
  • 1 Taça da Arábia Saudita
  • 1 Premier League
  • 1 Supercopa da Inglaterra
  • 1 Liga Saudita
Por

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais