Ouvindo...

Dorival admite ainda procurar time ideal na Seleção e diz se teme ser demitido

Treinador volta a pedir paciência, afirma ver evolução e fala que é o presidente da CBF quem precisa responder sobre futuro do trabalho

Dorival Júnior avalia como bom, e com evolução, seu primeiro ano como técnico da Seleção Brasileira. Ele assumiu em janeiro de 2024, fez 14 jogos, com apenas uma derrota, seis vitórias e sete empates, só que o Brasil termina a temporada na quinta colocação das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Veja a classificação das Eliminatórias

A próxima convocação será apenas em março de 2025, e perguntaram a Dorival após o empate desta terça-feira (19), contra o Uruguai, em Salvador, se ele se vê no banco de reservas da Seleção nos próximos confrontos, contra Colômbia e Argentina.

"É uma pergunta que precisa se fazer ao presidente [da CBF, Ednaldo Rodrigues], ao diretor de Seleções [Rodrigo Caetano], que está aqui. O Rodrigo vê todos os treinos, vê todas as reuniões, as palestras. É onde a avaliação é feita. No Brasil somos resultadistas. Eu mesmo já sofri isso nos clubes, mas sempre respondi bem em meus trabalhos, sempre entreguei coisas boas. Mas o trabalho está em evolução, vem sendo feito, percebo isso em todas as colocações dos jogadores”, disse Dorival.

Dorival admitiu que ainda não encontrou o time ideal. Parecia que tinha encontrado, com Gerson e Raphinha no meio, e Igor Jesus de centroavante. Os empates contra Uruguai e Venezuela nesta Data-Fifa de novembro podem ter colocado uma dúvida na cabeça do treinador para a próxima temporada.

“Estamos próximos de acontecer essa mudança, próximos que aconteça. Hoje [contra o Uruguai] tivemos volume, criamos, mas faltou aquela definição, aquela infiltração. Estamos buscando esse time, essas mudanças, e vejo que estamos evoluindo, mas, claro, precisamos de ajustes”, disse o treinador.

Com um futebol desinteressante, a equipe treinada por Dorival Júnior chegou a sair atrás do placar contra o Uruguai nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Valverde marcou para os uruguaios aos 9 minutos do segundo tempo. O gol de empate saiu de um belo chute de Gerson, de fora da área, sete minutos depois.

O resultado faz o Brasil perder uma posição na tabela da classificatória para o Mundial. Agora, o time canarinho ocupa a quinta colocação, com 18 pontos. Já a Celeste se mantém na vice-liderança, com 20.

A Argentina lidera, com 25. Os seis primeiros se classificam direto para a Copa, após 18 rodadas, e o sétimo vai para uma repescagem mundial, em março de 2026.

A próxima Data Fifa está prevista para o fim de março. Em casa, a Seleção Brasileira enfrentará a Colômbia, em data, horário e local a serem definidos. Já o Uruguai terá pela frente a Argentina, também dentro de seus domínios. Os dois jogos serão válidos pela 13ª rodada das Eliminatórias.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM
Leia mais