Ouvindo...

Seleção Brasileira: veja quem será o novo camisa 10 nos jogos pelas Eliminatórias

Raphinha ganha a camisa com Neymar e Rodrygo fora, machucados; Brasil enfrenta a Venezuela nesta quinta-feira (14), em Maturín

Jogadores da Seleção Brasileira em treino no estádio Mangueirão, em Belém

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou a numeração que os jogadores usarão nos jogos da Seleção Brasileira contra Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A novidade é o novo camisa 10, que será Raphinha, astro do Barcelona. Guilherme Arana, do Atlético, estará com a 6.

Os dois camisas 10 hoje da Seleção estão machucados. Neymar não atua pela Seleção há mais de um ano, após se machucar gravemente no joelho em um jogo contra os uruguaios, em outubro de 2023.

Ele voltou a atuar por seu clube, o Al Hilal, da Arábia Saudita, mas a comissão técnica da Seleção decidiu preservá-lo nessa convocação, o que foi um movimento correto. Três dias depois da lista ser anunciada, o jogador sofre uma lesão muscular que o deixará em recuperação até o início de 2025.

Rodrygo, que herdou a 10 com a ausência de Neymar, sofreu uma lesão muscular atuando no final de semana passado pelo Real Madrid-ESP e perderá algumas semanas. Ele chegou a ser convocado por Dorival, mas foi cortado e Gabriel Martinelli, do Arsenal, foi chamado. Martinelli usará a 11 que normalmente é de Raphinha.

Vinícius Júnior, que volta ao time após se recuperar de uma lesão no ombro que o tirou dos confrontos contra Chile e Peru, em outubro, se mantém como o camisa 7.

Veja a numeração:

GOLEIROS

  • Bento - 12
  • Ederson - 23
  • Weverton - 1

LATERAIS

  • Danilo - 2
  • Vanderson- 13
  • Guilherme Arana - 6
  • Abner - 16

ZAGUEIROS

  • Léo Ortiz - 3
  • Gabriel Magalhães - 14
  • Marquinhos - 4
  • Murillo - 17

MEIO-CAMPISTAS

  • André - 18
  • Andreas Pereira - 19
  • Bruno Guimarães - 5
  • Gerson - 15
  • Lucas Paquetá - 8
  • Raphinha - 10

ATACANTES

  • Estevão - 22
  • Gabriel Martinelli - 11
  • Luiz Henrique - 21
  • Igor Jesus - 9
  • Savinho - 20
  • Vinícius Júnior - 7

O Brasil goleou o Peru por 4 a 0, em 15 de outubro, em Brasília, e chegou à quarta colocação das Eliminatórias, após dez jogos, com 16 pontos. A Argentina lidera com 22. Os seis primeiros colocados, após 18 rodadas, se classificam para a Copa do Mundo de 2026, e o sétimo vai disputar uma repescagem mundial.

O roteiro da Seleção em novembro

O Brasil vai enfrentar, pela 11ª rodada das Eliminatórias, a Venezuela nesta quinta-feira (14), às 18h (de Brasília). O jogo será no estádio Monumental de Maturín. Por logística, a direção da confederação brasileira decidiu que a apresentação dos atletas e treinamentos antes da viagem à Venezuela são em Belém.

O grupo chegou à capital do Pará na segunda-feira (11). Os treinos no estádio Mangueirão são segunda, terça e quarta. Nesta quarta-feira (13), o grupo embarca a Maturín, à tarde, em voo fretado.

“Depois de muitas reuniões e avaliações em relação a este jogo específico da Venezuela, o Departamento de Seleções tomou a decisão de fazer a preparação para este jogo em Belém por vários motivos. O primeiro é a localização. A cidade é bem mais próxima de Maturín, um voo de aproximadamente 2 horas e 45 minutos, enquanto outras possibilidades no Brasil o voo seria muito mais longo”, disse Rodrigo Caetano, diretor de Seleções da CBF.

Após o jogo contra a Venezuela, o grupo viaja a Salvador, na Bahia, onde vai enfrentar, no dia 19 de novembro, o Uruguai, na Arena Fonte Nova. O jogo, pela 12ª rodada das Eliminatórias, será às 21h45 (de Brasília).

Na capital baiana, os treinamentos serão no estádio Barradão, do Vitória. Os horários ainda serão anunciados.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.