Luiz Henrique foi o “nome” da Seleção Brasileira na Data-Fifa de outubro. Depois de salvar o time de Dorival Júnior ao marcar o gol da vitória sobre o Chile no finalzinho do jogo de quinta-feira (10), o atacante do Botafogo deu uma assistência e fez um bonito gol nos 4 a 0 sobre o Peru, nesta terça (15), em Brasília.
“Fruto do trabalho da equipe, contente pelos dois gols, pela assistência. Sabíamos que não seria fácil, mas hoje a torcida deu show, nos ajudou muito, agora é continuar esse trabalho”, disse Luiz Henrique.
O jogador de 23 anos, revelado pelo Fluminense, teve em outubro sua segunda convocação para a Seleção. Na primeira, em setembro, foi titular na vitória sobre o Equador, por 1 a 0, mas não foi tão bem.
Com nova chance neste mês, entrou no segundo tempo das duas partidas, resolveu e ajudou a aliviar a situação do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
“Precisávamos de uma vitória assim, pois coroa o trabalho do dia a dia, que está sendo muito bem feito. Todo mundo está se dedicando demais, todo mundo na mesma sintonia, com um só objetivo que é essa classificação”, disse Luiz Henrique.
Os gols foram de Raphinha, duas vezes de pênalti, de Andreas Pereira, um golaço de voleio, e o de Luiz Henrique.
O resultado, com um segundo tempo arrasador, consolidou uma recuperação e um alívio na tabela de classificação. Foi só a segunda vez que o Brasil venceu dois jogos seguidos nessas Eliminatórias, após triunfos na 1ª (5 a 1 na Bolívia) e 2ª (1 a 0 no Peru) rodadas, em setembro de 2023.
Se iniciou esses confrontos de outubro na quinta colocação na tabela, o Brasil termina em quarto, com 16 pontos, mesma pontuação do Uruguai, mas saldo de gols pior no desempate. A Colômbia tem 19 pontos, em segundo, e a Argentina, que fez 6 a 0 na Bolívia nesta terça, lidera com folga com 22 pontos.
O Brasil volta a campo pelas Eliminatórias em 14 de novembro, contra a Venezuela, em Maturín, pela 11ª rodada. O jogo será às 18h (de Brasília).