Ouvindo...

Entenda por que Dorival segura convocação para as Eliminatórias até o ‘limite’

Data de divulgação de lista de jogadores para jogos da Seleção contra Equador e Paraguai, em setembro, é incerta; treinador mapeia condição física de ‘europeus’

O técnico Dorival Júnior segura ao máximo o anúncio da lista dos convocados da Seleção Brasileira para os jogos de setembro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 porque mapeia como estão fisicamente os jogadores que atuam na Europa.

Como os clubes europeus estão retornando de férias, em fase final de pré-temporada e de início dos campeonatos nacionais, Dorival quer entender com quem pode contar que esteja 100%, ou perto disso. Por isso a lista, ainda sem data exata para divulgação, deve ter vários atletas que atuam no Brasil.

A Seleção vai enfrentar o Equador no dia 6 de setembro, às 21h45 (de Brasília), no estádio Couto Pereira, em Curitiba, e o Paraguai, em 10 de setembro, às 21h30 (de Brasília), no Defensores Del Chaco, em Assunção. A Data Fifa, quando os clubes são obrigados a liberar os jogadores, começa em 2 de setembro.

Pelas regras da Fifa, Dorival precisa comunicar aos clubes com atletas convocados até 15 dias do início do período de liberação, portanto até domingo, 17 de agosto.

Mas isso não significa que ele precisa divulgar os nomes já. Dorival pode elaborar uma lista com mais de 23 jogadores só para garantir que os clubes estejam avisados e depois cortar alguns nomes. Isso é feito em praticamente todas as convocações.

Não há planos, como a Itatiaia mostrou, de Neymar aparecer na lista agora. Ele está em fase final de recuperação da grave lesão no joelho sofrida em outubro de 2023, jogando pela Seleção no Uruguai.

Com os “europeus” em pré-temporada, Dorival e sua equipe focaram em acompanhar in loco jogos realizados no Brasil. O treinador esteve nesta terça-feira (13) no Couto Pereira assistindo a Grêmio x Fluminense, pela Libertadores. Os gaúchos venceram por 2 a 1. O zagueiro Thiago Silva, de 39 anos, era um dos que estavam em observação com potencial de ser chamado.

Matheus Pereira, do Cruzeiro, também está entre os observados nas últimas semanas. A depender de questões físicas, o atacante palmeirense Estêvão, de 17 anos, pode ser uma novidade. Ele se recupera de lesão, mas deve estar em campo nesta quarta-feira (14) contra o Botafogo, pela Libertadores.

O Brasil é apenas o sexto colocado nas Eliminatórias, com sete pontos após seis partidas, posição limite de classificação direta para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, que terá 48 participantes pela primeira vez. O sétimo jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.

Na primeira competição oficial de Dorival Júnior, o Brasil foi eliminado, no início de julho, pelo Uruguai nas quartas de final da Copa América, nos Estados Unidos, ao perder na decisão por pênaltis. Em oito partidas, o treinador ainda está invicto, com três vitórias e cinco empates. Contra o Equador, ele estreará nas Eliminatórias.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais