Depois de 63 jogos, a
Seleção Brasileira voltará a ter um goleiro como titular que não chame Alisson, Ederson ou Weverton. O trio dominou as convocações nos últimos cinco anos e meio, com a confiança de Tite e, curiosamente, do tetracampeão Taffarel, que está de volta como preparador de goleiros na comissão técnica de Dorival Júnior.
Neto, hoje arqueiro do Bournemouth, da Inglaterra, esteve embaixo das traves na vitória do Brasil por 5 a 0 sobre El Salvador, em 11 de setembro de 2018, nos Estados Unidos. Então jogador do Valencia, Neto havia ido convocado 25 vezes, por Mano Menezes, Dunga e Tite, até finalmente ser titular. Foi sua única experiência.
O camisa 1 no amistosos contra a
Inglaterra, no sábado (23), às 16h (de Brasília), no estádio de Wembley, em Londres, será Rafael, Bento ou Léo Jardim. Os dois primeiros, na verdade, disputam o posto. Rafael, de 34 anos, tem a confiança de Dorival, com quem trabalhou no São Paulo. Já Bento, do Athletico-PR, tem mais convocações no currículo e maior experiência com Taffarel.
Na verdade, um dos integrantes do trio de ferro seria mantido como titular nos jogos da Europa.
Ederson foi convocado para ser “o cara” da posição no início da era Dorival, como vinha sendo com Fernando Diniz, mas o goleiro do Manchester City se machucou. Léo jardim, do Vasco, foi então chamado.
Alisson, do Liverpool, também está lesionado, e Weverton parece que ficou fora dos planos desta comissão, o que já havia acontecido com a anterior.
Alisson se firmou como goleiro da Seleção depois da Copa de 2014, ainda com Dunga, e como homem de confiança de Taffarel. Era ele, Jefferson, ex-Botafogo, e Diego Alves, do Valencia, os preferidos nas primeiras listas pós 7 a 1 para a Alemanha. Com o decorrer do tempo, Ederson e Weverton apareceram como reservas ideais de Alisson, e o trio se consolidou.
Dorival tem adotado mistério para confirmar a escalação do time que enfrentará os ingleses. Os treinos, no CT do Arsenal, nos arredores de Londres, têm sido a maior parte fechados para a imprensa, e os jogadores estão orientados a não ‘entregar’ a formação.
Na terça-feira (26), o Brasil ainda enfrenta a Espanha, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, às 17h30 (de Brasília).
Participe dos canais da Itatiaia Esporte: