Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Rodrigo Caetano explica por que Brasileirão não será paralisado na Copa América

Coordenador executivo geral das seleções masculinas da CBF, Rodrigo Caetano vê limitação no calendário para atender todas demandas do futebol brasileiro

Coordenador executivo geral das seleções masculinas do Brasil, Rodrigo Caetano explicou por que o Campeonato Brasileiro será paralisado durante a Copa América de 2024. Ao lado de Dorival Júnior, que convocou a Seleção Brasileira para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, o dirigente ressaltou o esforço feito pela diretoria de competições da CBF, mas ponderou que “existe o possível e o viável”.

“A CBF já se manifestou oficialmente. É um assunto relacionado à diretoria de competições, mas faço uma consideração. Até pouco tempo atrás estava em clube, e quando estamos em clubes, temos, por natureza, uma visão visando o benefício do clube. É legítimo, mas existe o ideal e o possível. Temos uma limitação absurda em relação às datas”, afirmou Rodrigo Caetano, que deixou o cargo de diretor de futebol do Atlético neste ano para assumir a função na CBF.

“Todos sabem como é montado o calendário, com prioridade para Fifa, Conmebol e CBF. Faltam dias no ano para contemplar tudo isso. Todo o possível, nosso diretor de competições fará e fez. São limitações que fogem da CBF”, seguiu.

Rodrigo Caetano ainda afirmou que não acredita que o fato da Seleção Brasileira desfalcar equipes brasileiras durante a temporada resulte em uma “antipatia” do torcedor. Além disso, o dirigente completou lembrando os recentes avanços do calendário do futebol brasileiro.

“Não vejo como conflito (entre Seleção e clubes por conta dos desfalques). A Seleção não será conflitante aos clubes, muito menos às competições. Vale ressaltar que, há pouco tempo, a gente sempre reivindicou a parada. Já avançamos e muito neste sentido’, finalizou.

Leia também

A Copa América será realizada nos Estados Unidos entre os dias 20 de junho e 14 de julho. No mês de fevereiro, nove clubes enviaram um ofício à CBF pedindo a paralisação da Série A durante o Brasileirão, mas a solicitação não foi atendida pela CBF. Veja, na íntegra, o comunicado divulgado pela entidade clicando aqui.

Desta forma, os jogadores convocados pela Seleção Brasileira e demais seleções sul-americanas desfalcarão as respectivas em equipes em nove rodadas do Campeonato Brasileiro. Confira a tabela completa e os confrontos das rodadas do Brasileirão que coincidirão com a Copa América de 2024.


Antes da Copa América, a Seleção Brasileira disputa dois amistosos na próxima Data Fifa, entre os dias 18 e 26 de março. O primeiro compromisso é diante da Inglaterra, em Wembley, em Londres, no dia 23. Na sequência, a equipe de Dorival Júnior enfrenta a Espanha, no Santiago Bernabéu, em Madri, no dia 26.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais