Ouvindo...

Endrick e John Kennedy decidem, e Brasil vence a Colômbia pelo Pré-Olímpico

Time novamente tem dificuldade, mas estrelas resolvem para o técnico Ramon Menezes; Seleção Sub-23 se aproxima de vaga no quadrangular final do torneio

Endrick e John Kennedy fizeram os gols da Seleção Sub-23 e garantiram a vitória do Brasil sobre a Colômbia pelo Pré-Olímpico

Novamente a Seleção Brasileira Sub-23 não fez uma boa partida, e mais uma vez as duas estrelas do time decidiram. Dessa vez cada um fez o seu gol: primeiro Endrick e, depois, John Kennedy. O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 0 na noite desta sexta-feira (26) e chegou à segunda vitória no Torneio Pré-Olímpico.

O jogo ocorreu no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela. Se vencer o Equador na próxima segunda-feira (29), às 17h (de Brasília), no mesmo palco, o Brasil se garante no quadrangular final com uma rodada de antecedência. Se empatar ou perder a decisão ficará para a rodada final, na quinta-feira (1), quando a Seleção terá pela frente a Venezuela.

Os equatorianos lideram o Grupo A com sete pontos, mas em três partidas. O Brasil tem seis, a Venezuela dois, a Bolívia um e a Colômbia zero, praticamente sem chance de classificação. Apenas dois times vão se garantir nos Jogos Olímpicos de Paris, entre julho e agosto de 2024.

Sufoco

O início do jogo para a Seleção Brasileira foi ruim, apesar das mudanças feitas por Ramon Menezes. Incomodou a comissão técnica o fato de o Brasil ter ficado menos com a bola do que a Bolívia na terça-feira (23), mesmo tendo marcado o gol da vitória cedo, aos quatro minutos.

Na lateral direita Khellven foi o titular, no lugar de Marlon Gomes, que foi deslocado para sua posição de origem, o meio de campo. Ele entrou no lugar de Guilherme Biro. Mas outras alterações foram feitas no meio de campo, setor mais criticado na estreia. Saíram Bruno Gomes e Marquinhos para as entradas de Alexsander e Maurício.

Não deu muito certo e desatenções no início quase geraram gol da Colômbia. Para piorar, o zagueiro Michel sentiu dores na coxa antes dos 20 minutos e precisou dar lugar a Luan Patrick. Kaiki Bruno, do Cruzeiro, foi outro que saiu machucado no segundo tempo.

Depois do goleiro Mycael evitar o pior, as estrelas do time entraram em ação, com 24 minutos de jogo. Endrick roubou a bola no meio, ela foi para John Kennedy que chutou forte. O goleiro Guerra deu rebote e Endrick concluiu para o gol.

Na comemoração, o atacante de 17 anos tirou algo do meião e se dirigiu à câmera atrás do gol. Era um foto do jogador com a namorada, a modelo Gabriely Miranda, de 21 anos. A imagem foi tirada no fim de 2023, em Madri, na Espanha, e está nas redes sociais de ambos.

O primeiro tempo teve chances dos dois lados, mas no segundo tempo a Colômbia foi bem superior ao Brasil, ficando mais com a bola, repetindo o problema que o time teve contra a Bolívia.

E a pressão foi grande. Mycael fez ao menos duas defesas bem difíceis, além de uma má pontaria dos colombianos. Ramon ainda resolveu tirar Endrick no meio do segundo tempo.

Sorte que Jonh Kennedy ficou. Foi dele o segundo gol, após jogada começar com Andrey Santos e passar por Gabriel Pec, que substituiu Endrick.

Formato

O Grupo B tem Argentina e Paraguai com quatro pontos, e o Peru com três, em dois jogos, e Chile e Uruguai sem pontuar, mas entrando em campo apenas uma vez cada.

As dez Seleções foram divididas em dois grupos de cinco. Os times se enfrentam dentro das chaves, com quatro partidas para cada. Os dois primeiros colocados se classificam para a fase final.

No quadrangular decisivo, os quatro times se enfrentam e os dois melhores colocados se garantem na Olimpíada de Paris.

Brasil 2 x 0 Colômbia

Brasil

Mycael; Khellven (Ronald), Arthur Chaves, Michel (Luan Patrick) e Kaiki Bruno (Rikelme); Alexsander, Andrey Santos, Marlon Gomes e Maurício (Gabriel Pirani); John Kennedy e Endrick (Gabriel Pec). Técnico: Ramon Menezes.

Colômbia

Guerra; Mosquera (Tanton), Álvarez, Ceballos e Velásques; Castilla (Garcia), Palacio e Ruiz (Palacios); Óscar Cortés (Perea), Gómez e Carlos Cortés (Quiñones). Técnico: Héctor Cárdenas.

Gols
Endrick (24min1ºT), John Kennedy (37min2ºT) para o Brasil

Cartões Amarelos
Arthur Chaves, Kaiki Bruno (Brasil); Ceballos, Palacios (Colômbia)

Motivo: 3ª rodada do Grupo A do Torneio Pré-Olímpico

Data e horário: 26 de janeiro de 2024 (sexta-feira), às 20h (de Brasília)

Local: Brígido Iriarte, em Caracas (Venezuela)

Árbitro: Cristian Garay (Chile)

Auxiliares: Miguel Rocha e Juan Serrano (ambos do Chile)

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.