O técnico da Seleção Brasileira Sub-23, Ramon Menezes, deve convocar na próxima quinta-feira (21) os 23 jogadores que disputarão o Pré-Olímpico na Venezuela, no início de 2024. Somente dois países da América do Sul vão se classificar para a Olimpíada de Paris, entre julho e agosto do ano que vem.
A data foi acertada entre o treinador e o presidente interino da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Perdiz de Jesus. A CBF tem até 5 de janeiro de 2024 para enviar à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) a lista dos convocados. Depois disso só poderá haver troca em caso de grave lesão até 48 horas antes de a competição começar. O torneio será disputado de 20 de janeiro a 11 de fevereiro.
O afastamento do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio fez com que houvesse dúvidas se a programação de convocação e outros afazeres da Seleção Sub-23 seriam mantidos. Perdiz, presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), não mexeu na estrutura do departamento de Seleções, que continuou o trabalho. Ele foi indicado pelo TJ-RJ para comandar interinamente a CBF e convocar nova eleição até 25 de janeiro de 2024.
Convocação
A lista para o Pré-Olímpico é complicada de se elaborar porque não é um torneio em Data-Fifa, ou seja, os clubes não são obrigados a liberar os jogadores. É preciso negociar caso a caso. Por exemplo: Ramon gostaria de convocar Endrick, titular do Palmeiras, mas é preciso o aval do clube (o que é difícil conseguir).
Neste momento, o diretor das Seleções de Base, o ex-lateral Branco, continua em conversa com dirigentes de clubes do Brasil e de fora do país para conseguir a liberação dos atletas para o Pré-Olímpico. A maior parte dos convocados, apurou a Itatiaia, será de atletas de clubes do Brasil, que no fim de janeiro estarão iniciando a temporada com a disputa dos Campeonatos Estaduais.
O Brasil está no Grupo A do Pré-Olímpico, junto com Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. A estreia será no dia 23 de janeiro, contra a Bolívia, em Caracas, às 18h (de Brasília).