Ouvindo...

Seleção Brasileira só perdeu uma vez para a Colômbia no século; veja números

Brasil e Colômbia se enfrentam nesta quinta-feira (16) em Barranquilla, pela 5ª rodada das Eliminatórias

A Seleção Brasileira vai a Barranquilla enfrentar a Colômbia nesta quinta-feira (16), em partida da 5ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. A bola rola às 21h (de Brasília), no Estádio Metropolitano, casa do Atlético Junior de Barranquilla.

Esse será o 36º encontro das seleções na história, com ampla vantagem brasileira. Foram 21 vitórias do Brasil, 1 empates e apenas três triunfos da Colômbia. A última vitória dos colombianos, inclusive, foi a única deste século. Na última partida, válida pelas Eliminatórias da Copa de 2022, o Brasil venceu por 1 a 0 em São Paulo, em novembro de 2021.

Desde 2001, Brasil e Colômbia se enfrentaram 16 vezes, com oito vitórias brasileiras, sete empates e uma vitória colombiana, ainda na fase de grupos da Copa América de 2015. Naquela ocasião, o zagueiro Jeison Murillo marcou o gol da vitória por 1 a 0. Essa foi a primeira derrota de Dunga após voltar ao comando do Brasil. Após o jogo, Neymar foi expulso por acertar uma bolada em um adversário.

As outras duas vitórias da Colômbia na história foram em um amistoso em 1985 e na fase de grupos da Copa América de 1991.

O técnico Fernando Diniz tenta usar esse retrospecto favorável a seu favor para, além de encostar na líder Argentina, ganhar moral na Seleção Brasileira, que vem de um empate em casa com a Venezuela e de uma derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu. Atualmente, Brasil ocupa a terceira colocação das Eliminatórias Sul-Americanas com sete pontos, ficando atrás de dos uruguaios (sete) e dos argentinos (12).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais