A Seleção Brasileira não repetiu a boa atuação que teve nos 5 a 1 contra a Bolívia, na semana passada, mas marcou aos 44 minutos do segundo tempo, com Marquinhos, e venceu o Peru na noite desta terça-feira (12), em Lima, pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026.
O gol do zagueiro foi de cabeça, após cobrança de escanteio cobrado por Neymar. O Brasil teve dois anulados, ambos por impedimento, um de Raphinha e outro de Richarlison, ainda no primeiro tempo.
O centroavante chegou a comemorar efusivamente o que poderia ser o fim de uma fase ruim na Seleção, o que o fez chorar no jogo passado ao ser substituído, mas após o árbitro de vídeo ficar quase sete minutos analisando a jogada, acabou vendo o ombro de Richarlison à frente e anulou o gol.
Neymar não fez um bom jogo, nem Rodrygo. Raphinha, que não estava na primeira lista de convocados e só ganhou chance com o corte de Vinícius Júnior, machucado, novamente foi o melhor do Brasil, apesar de coletivamente o time ter estado um degrau abaixo do que foi apresentado na estreia.
O Brasil terminou a segunda rodada na primeira colocação na tabela das Eliminatórias, com os mesmos seis pontos que a Argentina, mas com saldo de gols melhor, 5 a 4.
Mesmo time, atuação abaixo
Fernando Diniz decidiu repetir a escalação que havia vencido a Bolívia com a intenção de dar mais entrosamento ao time para seu método de trabalho. O desempenho, porém, foi abaixo do esperado.
O time ficou com a bola, como Diniz gosta, e também pressionou o Peru em seu campo, outra característica que agrada ao treinador. Algumas chances foram criadas, mas não com o volume do primeiro confronto, ou como o Fluminense, clube que tem Diniz como treinador, está também acostumado.
No segundo tempo, Gabriel Jesus substitui Richarlison, e atuou em função que fez muito com Tite, principalmente no ciclo para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia: mais fixo próximo da área. Mas faltou ao Brasil, por exemplo, arriscar mais chutes de média e longa distância, já que havia dificuldade em infiltrar na área com o toque de bola que Diniz exige.
O treinador só foi trocar de novo quase aos 40 minutos, com Martinelli, Joelinton e Vanderson entrando, mas a dinâmica do jogo não mudou: o Brasil tinha a bola no pé, mas não conseguia produzir isso em ataque eficiente contra o gol de Gallese.
Até os 44 minutos, quando na jogada de escanteio Marquinhos apareceu na primeira trave, desviou de cabeça e garantiu a vitória. O Peru jamais bateu o Brasil em jogos de Eliminatórias, são 14 confrontos, dez derrotas e quatro empates.
Próximos jogos
O Brasil volta a campo em 12 de outubro, contra a Venezuela, na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 21h30 (de Brasília), pela terceira rodada das Eliminatórias. Fernando Diniz vai fazer a convocação até o fim de setembro.
Já o Peru visita o Chile, também em 12 de outubro, às 21h (de Brasília).
Regulamento das Eliminatórias
Como a Fifa inchou o número de participantes a partir da próxima Copa, de 32 para 48 seleções, o número de vagas diretas da América do Sul aumentou de quatro para seis países.
O sétimo colocado jogará uma repescagem mundial, contra outros cinco adversários (dois da Concacaf, um da Ásia, um da África e outro da Oceania), por duas vagas. Esse mini torneio ocorrerá em maço de 2026, em sede fixa, ainda a ser anunciada.
A Copa do Mundo de 2026 será disputada na América do Norte, com EUA, México e Canadá como anfitriões.
Peru 0 x 1 Brasil
Peru
Gallese; Corzo, Abram, Tapia e Trauco; López, Yotún e Cartagena (Castillo); Polo (Grimaldo), Carrillo (Ruidiaz) e Guerrero. Técnico: Juan Reynoso
Brasil
Ederson; Danilo (Vanderson), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro e Bruno Guimarães (Joelinton); Raphinha (Gabriel Martinelli), Neymar (Raphael Veiga), Richarlison (Gabriel Jesus) e Rodrygo. Técnico: Fernando Diniz
Gol
Marquinhos (44min2ºT) para o Brasil
Cartões Amarelos
Cartagena, Tapia, López (Peru); Raphinha, Bruno Guimarães (Brasil)
Motivo: 2ª rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026
Data e horário: 12 de setembro de 2023, às 23h (de Brasília)
Local: Estádio Nacional, em Lima (PER)
Árbitro: Fernando Rapallini-ARG
Auxiliares: Diego Bonfá-ARG e Facundo Rodriguez-ARG
Árbitro de vídeo: German Delfino-ARG