Ouvindo...

Brasil amplia invencibilidade nas Eliminatórias e quer recorde mundial

Seleção Brasileira começou as Eliminatórias da Conmebol com duas vitórias seguidas, sobre Bolívia e Peru

Seleção Brasileira já tem o recorde de invencibilidade na história das Eliminatórias da Conmebol

A Seleção Brasileira segue mostrando grande domínio no futebol Sul-Americano. Nessa terça-feira (12), os comandados de Fernando Diniz venceram o Peru fora de casa por 1 a 0, encerrando os dois primeiros jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com 100% de aproveitamento.

Ao lado da Argentina, o Brasil fechou essa “rodada dupla” como única Seleção invicta, mas o recorde brasileiro é muito maior. Com a última vitória, são 36 jogos sem que o Brasil seja derrotado nas Eliminatórias da Conmebol. Essa é a maior sequência invicta da história da América do Sul.

A última vez em que a camisa verde e amarela foi derrotada nas Eliminatórias foi em 2015, ainda na 1ª rodada. Em outubro daquele ano, o Brasil perdeu por 2 a 0 para o Chile fora de casa, no começo da caminhada rumo à Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Nesse período, foram 28 vitórias e oito empates, com 87 gols marcados e apenas 15 sofridos pela Seleção. Além disso, dos 36 jogos, o Brasil não sofreu gol em 24.

O recorde anterior, por sinal, também pertencia à Seleção Brasileira. Entre 1954 e 1993, foram 31 jogos sem saber o que é derrota.

Em busca do recorde mundial

Apesar de dominar as Eliminatórias na América do Sul, a Seleção Brasileira ainda está em busca do recorde mundial de invencibilidade. Agora com 36 jogos sem perder, o Brasil igualou a marca da Alemanha, construída entre 1934 e 1985.

A maior sequência invicta em Eliminatórias pertence à Espanha, que acumulou 66 partidas consecutivas sem derrota entre 1993 e 2021. No entanto, esse recorde chegou ao fim com uma derrota por 2 a 1 para a Suécia, durante a trajetória espanhola rumo ao Mundial do Catar.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.