Ouvindo...

Globo compra amistosos e jogos da Seleção em casa nas Eliminatórias

Acordo com a CBF vale até 2026; partidas como visitante no qualificatório para a Copa do Mundo ainda estão sem dono

Vinicius Junior em ação contra Marrocos, na derrota por 2 a 1 em amistoso, em março

A CBF e o Grupo Globo fecharam acordo para a transmissão dos amistosos e dos jogos como mandante das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 da Seleção Brasileira principal masculina. O acordo vale até 2026 e engloba todas as plataformas: TV aberta (Globo), TV fechada (SporTV) e no digital por meio do Ge.com e do Globoplay.

A Globo já transmitirá os amistosos de junho, contra Guiné, dia 17, no Camp Nou, em Barcelona-ESP, e frente Senegal, dia 20, no estádio José Alvalade, em Lisboa-POR. O técnico interino Ramon Menezes convocou no domingo passado (28) os 23 jogadores que farão parte do elenco.

O confronto em Barcelona marcará também uma campanha antirrascista em homenagem a Vinícius Junior, que joga na Espanha, no Real Madrid, e vem sofrendo há meses insultos racistas principalmente quando seu time atua como visitante.

Os confrontos da Seleção Brasileira como visitante nas Eliminatórias, por enquanto, ainda não têm canal de transmissão. Como o direito pertence à federação que manda a partida, as empresas interessadas têm que negociar com as demais entidades - são nove, além do Brasil.

A AFA (Associação de Futebol da Argentina) vende seus nove confrontos como mandante sozinha, como faz a CBF. Uruguai, Paraguai, Equador e Venezuela formaram um pool, intermediado por uma empresa, para vender seus jogos cem casa em conjunto, o que dá um pacote de 36 confrontos.

Peru, Colômbia, Chile e Bolívia, por enquanto, estão cada um por si para as negociações, ou seja, é preciso tratar diretamente com cada um deles..

As Eliminatórias devem começar em setembro e o Brasil fará o primeiro jogo como mandante contra a Bolívia, em estádio e cidade ainda indefinidos. Esse jogo terá transmissão do Grupo Globo, com exclusividade. O primeiro confronto como visitante será contra o Peru, também em setembro.

O contrato anterior da CBF com a Globo pela transmissão dos jogos da Seleção Brasileira terminou no fim de 2022. Em março de 2023, o primeiro confronto do Brasil após a Copa do Catar, contra Marrocos, dia 25 de março, não teve transmissão da Globo.

A partida, com derrota do Brasil por 2 a 1, passou em TV aberta na Bandeirantes, em TV fechada na ESPN e no digital no recém-lançado canal no YouTube do narrador Galvão Bueno, ex-Globo, e no Star+ (do Grupo Disney/ESPN).

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.