A CBF e o Grupo Globo fecharam acordo para a transmissão dos amistosos e dos jogos como mandante das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 da Seleção Brasileira principal masculina. O acordo vale até 2026 e engloba todas as plataformas: TV aberta (Globo), TV fechada (SporTV) e no digital por meio do Ge.com e do Globoplay.
A Globo já transmitirá os amistosos de junho, contra Guiné, dia 17, no Camp Nou, em Barcelona-ESP, e frente Senegal, dia 20, no estádio José Alvalade, em Lisboa-POR. O técnico interino Ramon Menezes convocou no domingo passado (28) os 23 jogadores que farão parte do elenco.
O confronto em Barcelona marcará também uma
Os confrontos da Seleção Brasileira como visitante nas Eliminatórias, por enquanto, ainda não têm canal de transmissão. Como o direito pertence à federação que manda a partida, as empresas interessadas têm que negociar com as demais entidades - são nove, além do Brasil.
A AFA (Associação de Futebol da Argentina) vende seus nove confrontos como mandante sozinha, como faz a CBF. Uruguai, Paraguai, Equador e Venezuela formaram um pool, intermediado por uma empresa, para vender seus jogos cem casa em conjunto, o que dá um pacote de 36 confrontos.
Peru, Colômbia, Chile e Bolívia, por enquanto, estão cada um por si para as negociações, ou seja, é preciso tratar diretamente com cada um deles..
As Eliminatórias devem começar em setembro e o Brasil fará o primeiro jogo como mandante contra a Bolívia, em estádio e cidade ainda indefinidos. Esse jogo terá transmissão do Grupo Globo, com exclusividade. O primeiro confronto como visitante será contra o Peru, também em setembro.
O contrato anterior da CBF com a Globo pela transmissão dos jogos da Seleção Brasileira terminou no fim de 2022. Em março de 2023, o primeiro confronto do Brasil após a Copa do Catar, contra Marrocos, dia 25 de março, não teve transmissão da Globo.
A partida, com derrota do Brasil por 2 a 1, passou em TV aberta na Bandeirantes, em TV fechada na ESPN e no digital no recém-lançado canal no YouTube do narrador Galvão Bueno, ex-Globo, e no Star+ (do Grupo Disney/ESPN).