Ouvindo...

Times

Mundial Sub-20 pode ter ‘apagão’ para o Brasil; veja os jogos com transmissão

Torneio começa em 20 de maio com imagens via Grupo Globo e Cazé TV, mas em pacotes que não contemplam 100% da tabela

O Mundial de futebol Sub-20 masculino, pelo menos por enquanto, não terá a transmissão de todos os jogos para o Brasil. O Grupo Globo comprou um pacote, que inclui a Seleção Brasileira, mas não cobre 100% do torneio, que será na Argentina entre 20 de maio e 11 de junho, ou seja, começa em poucos dias. A Cazé TV, o canal do streamer Casimiro Miguel no Youtube, também terá partidas ao vivo.

A Fifa ainda não decidiu se o seu canal de streaming, o Fifa+, terá transmissão, o que evitaria que parte do campeonato ficasse com o “apagão”, jargão usado no meio para confrontos que não têm transmissão com imagens em qualquer plataforma. Os 64 jogos da Copa do Mundo do Qatar e os Mundiais femininos Sub-17 e Sub-20, em 2022, passaram para o Brasil no Fifa+.

O Grupo Globo, por meio do canal a cabo SporTV e da Globoplay, no streaming, transmitirá 16 jogos da fase de grupos, de um total de 36. A partir do mata-mata, o Grupo Globo poderá transmitir mais oito partidas a sua escolha, até a final. Claro que se a Seleção Brasileira for avançando terá seus jogos no pacote.

Há a possibilidade de, caso o Brasil chegue à semifinal ou à final, a Globo liberar imagens ao vivo em TV aberta, mas hoje isso é improvável. As semis ocorrem no dia 8 de junho, uma quinta-feira, às 14h30 (de Brasília) e 18h (de Brasília), e a final será em 11 de junho, um domingo, às 18h.

A Cazé TV terá 16 jogos no total, um por dia, da data de abertura até a final (que somam 16 dias), com prioridade claro para a Seleção Brasileira.

O torneio reúne 24 concorrentes, divididos em seis grupos de quatro seleções. Os dois primeiros, mais os quatro melhores terceiros, avançam para as oitavas de final, seguindo então em jogos eliminatórios até a final. O Brasil está no Grupo D junto com Itália, Nigéria e República Dominicana.

Esses serão os 16 jogos que SporTV e Globoplay passarão na fase de grupos da Copa sub-20 (os horários são de Brasília). Ainda não há a lista da Cazé TV, mas haverá confrontos concomitantes:

  • EUA x Equador - 15h - 20 de maio

  • Argentina x Uzbequistão - 18h - 20 de maio

  • Israel x Colômbia - 15h - 21 de maio

  • Brasil x Itália - 18h - 21 de maio

  • França x Coreia do Sul - 15h - 22 de maio

  • Uruguai x Iraque - 18h - 22 de maio

  • EUA x Fiji - 15h - 23 de maio

  • Argentina x Guatemala - 18h - 23 de maio

  • Itália x Nigéria - 15h - 24 de maio

  • Brasil x República Dominicana - 18h - 24 de maio

  • Uruguai x Inglaterra - 15h - 25 de maio

  • Iraque x Tunísia - 18h - 25 de maio

  • Equador x Fiji - 15h - 26 de maio

  • Argentina x Nova Zelândia - 18h - 26 de maio

  • Brasil x Nigéria - 15h - 27 de maio

  • Honduras x França - 18h - 28 de maio

O campeonato seria disputado inicialmente na Indonésia, nas mesmas datas. Mas depois de políticos locais pedirem para que a delegação de Israel fosse proibida de entrar no país, devido à relação diplomática ruim entre Indonésia e Israel, a direção da Fifa decidiu retirar o torneio do país asiático -- e ainda deve multar a federação local, responsável pela organização.

A Argentina se ofereceu, junto com o Qatar, para receber o campeonato e a cúpula da federação internacional optou em ceder o torneio ao país atual campeão mundial sênior. Os argentinos acabaram entrando na Copa Sub-20 como país-sede, já que não haviam conseguido uma das quatro vagas via Campeonato Sul-americano. Brasil, Equador, Uruguai e Colômbia se classificaram.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais