Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

Com conversas individuais, Zubeldía ganha elenco e faz São Paulo evoluir em meio à maratona

Treinador argentino está invicto após cinco jogos em 13 dias e já garantiu vaga antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores

Zubeldía comemora gol do São Paulo sobre Cobresal pela Copa Libertadores

Quando chegou ao São Paulo, o técnico Luis Zubeldía encontrou um elenco que não conseguia emendar uma sequência de bons jogos. Em meio ao cenário instável, ele ainda tinha pela frente uma maratona de cinco partidas em apenas 13 dias. Quase sem tempo para treinar. Mas, o que parecia improvável, aconteceu. O argentino conseguiu ganhar o grupo de atletas, superar lesões e engatar uma sequência invicta, com quatro vitórias e um empate.

Parte do segredo para fazer o time voltar a produzir em melhor nível foi revelado pelo lateral-direito Igor Vinícius. Logo após a vitória de 3 a 1 sobre o Cobresal-CHI, que garantiu a vaga antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores, na última quarta-feira (8), o jogador contou que o treinador usou de conversas individuais para retomar a confiança e fazer o time entender seu estilo de jogo.

“Sem dúvida nenhuma, dá muita confiança para a gente. Desde que o ‘mister’ chegou aqui, a gente vem entendendo bem o que ele pede para a gente fazer dentro de campo. No começo foi mais conversa, mais vídeos, chamava na sala individualmente para falar o que queria de cada jogador. Isso facilitou muito para a gente”, disse Igor Vinícius.

Com Zubeldía, o São Paulo venceu seus dois compromissos na Libertadores, batendo Barcelona-EQU (2 a 0) e Cobresal (3 a 1), além de ter vencido o Águia de Marabá-PA (3 a 1), pela Copa do Brasil, e Vitória pela Série A (3 a 1). O único empate foi com o rival Palmeiras em 0 a 0 também pelo Brasileirão.

Um detalhe de toda essa sequência é que apenas o Choque-Rei foi disputado no MorumBis. Impulsionado pelo treinador, o time atingiu a melhor sequência como visitante dos últimos 12 anos.

“A equipe inteira entendeu a forma que ele gosta de jogar, de controlar as partidas, e estamos fazendo muito bem feito. Sequência boa de vitórias, de partidas sem perder (...), mas, obviamente, o trabalho não para. Segunda-feira já temos um jogo muito difícil e vamos trabalhar para ir em busca da vitória”, disse Igor Vinícius.

O São Paulo volta a campo nesta segunda-feira (13), às 20h (de Brasília), no MorumBis, para enfrentar o Fluminense pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Lesões e discurso do coletivo

Contra o Tricolor Carioca, Zubeldía pode ter que mostrar mais uma vez a sua capacidade de solucionar problemas. Afinal, o atacante Calleri sentiu a panturrilha e pode ser o sexto jogador do elenco a entrar na fila para recuperar de uma lesão.

Acostumado a este cenário desde que chegou ao clube, o treinador adota o discurso coletivo e mostra confiança ao usar praticamente todas as peças que tem à disposição no elenco.

“Não estamos baixando o nível. O resultado está sendo favorável, necessito de todo o plantel para formar uma boa equipe. São seis ou sete jogadores lesionados, o Calleri também. Mas a equipe mantém um bom nível. O ideal é ter todos disponíveis, mas é importante que o grupo tenha personalidade para transitar nesse momento”, disse Zubeldía.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.