Embalado no comando do técnico Luis Zubeldía, o
Após ver o rival sair na frente com Diego Coelho, ainda no primeiro tempo, o Tricolor recuperou o poder de fogo dentro da partida, dominou o adversário e definiu o resultado com gols de Luciano, Rodrigo Nestor, que balançou as redes pela primeira vez depois de passar pela cirurgia no joelho esquerdo na temporada passada, e Calleri.
Com a vitória, o Tricolor soma nove pontos no grupo B e ocupa a segunda posição, sem chances de ser alcançado pelo Barcelona-EQU (dois pontos) e o próprio Cobresal (um ponto).
Agora, a meta tricolor é tomar o primeiro posto da chave do Talleres-ARG, que soma dez pontos. Os dois times se enfrentam na última rodada no MorumBis.
A depender do desempenho da equipe sob as decisões de Zubeldía, a torcida tem motivos para acreditar. O treinador chegou à marca de cinco partidas pelo clube, com quatro vitórias e apenas um empate.
Próximos jogos
O São Paulo volta a jogar na próxima segunda-feira (13), às 20h (de Brasília), quando recebe o Fluminense, no MorumBis, pela sexta rodada da
Pela Libertadores, a equipe entra em campo na próxima quinta-feira (16), quando também joga em casa e encara o Barcelona-EQU, às 21h (de Brasília).
Confira a classificação atualizada da Copa Libertadores Cobresal x São Paulo: veja como foi o jogo lance a lance
O jogo
Escalação modificada
Apesar de ter a possibilidade de repetir
O comandante argentino abriu mão do terceiro zagueiro, escalou Patryck na lateral esquerda e trouxe Ferreira de volta para o ataque.
Muito toque, pouca criatividade
Com essa nova formação, o São Paulo ficou montado em um 4-2-4 quando tinha a posse de bola. Ferreira estava aberto pela esquerda e Michel Araujo pela direita. Luciano e Calleri ficaram mais avançados e centralizados, formando uma dupla de atacantes.
Com esse desenho, o Tricolor ficou os primeiros 20 minutos da partida trocando muitos passes, mas sem efetividade. Faltava um homem de criação no meio-campo.
Cobresal contra-ataca e sai na frente
Com uma proposta clara de jogar fechado e sair rápido para o contra-ataque, o Cobresal se armava para o bote e encontrou o cenário perfeito aos 22 minutos.
Após uma saída errada de Alisson, a equipe avançou rapidamente e pegou a defesa tricolor desatenta. Diego Coelho completou o cruzamento e abriu o placar.
São Paulo empata - e perde gol - com Luciano
Depois de ser vazado, o São Paulo, enfim, passou a levar riscos reais ao rival, sendo comandado por Luciano. Primeiro, o atacante arriscou um chute forte defendido pelo goleiro Requeno.
Até que, aos 39 minutos, Michel Araujo - que passou a cair pelo lado esquerdo do campo - fez uma jogada individual e passou para Luciano fuzilar a meta rival, empatando a partida na reta final do primeiro tempo.
Aos 43, o atacante ainda teve a chance fazer o segundo. Em rápido contra-ataque, Luciano ficou cara a cara com Requena, mas aplicou uma “cavadinha” muito mal sucedida, que foi defendida pelo arqueiro do Cobresal.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o São Paulo retornou em marcha lenta. O técnico Luis Zubeldía, então, decidiu mudar três peças da equipe de uma só vez e foi recompensado dois minutos depois.
Nestor faz golaço
Aos 14, após jogada com participação de Galoppo, Nestor ajeitou com a perna esquerda e disparou de fora da área para virar o placar, em um lance muito parecido ao que marcou na decisão da Copa do Brasil em cima do Flamengo, na temporada passada.
Calleri amplia
À vontade em campo, o São Paulo ainda ampliou o placar com um quase golaço de Calleri. O centroavante recebeu um lindo passe de Erick e encobriu o goleiro Requena. A bola beijou o travessão e sobrou para ele completar, dando números à partida para um time que renasce na temporada.
Cobresal-CHI 1 x 3 São Paulo
Cobresal
Requena; Buss (Jorquera), Céspedes, Bechtholdt, Toro e Sandoval (Pacheco); Navarro, Mesías e Leonardo Valencia (Lezcano); García (Lobos) e Diego Coelho (Julio Castro). Técnico: Gustavo Huerta
São Paulo
Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Patryck; Bobadilla (Galoppo) e Alisson; Michel Araujo (Nestor), Ferreira (Erick), Luciano (André Silva) e Calleri (Rodriguinho). Técnico: Luis Zubeldía
Gols
Diego Coelho (22min1ºT), do Cobresal
Luciano (39min1ºT), Nestor (14min2ºT) e Calleri (32min2ºT), do São Paulo
Cartões amarelos
Pacheco, Lobos (Cobresal); Zubeldía (São Paulo)
Motivo: quarta rodada da Copa Libertadores
Data e horário: 8 de maio de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Zorros Del Desierto, em Calama (Chile)
Árbitro: Juan Lopez (PAR)
Auxiliares: Eduardo Britos (PAR) e José Villagra (PAR)
Árbitro de vídeo: Andrés Cunha (URU)