Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

Como estão as contratações do São Paulo na temporada? Veja análise

Tricolor reforçou elenco com seis peças, mas apenas uma delas é considerada titular

Ferreira, André Silva, Luiz Gustavo, Bobadilla e Erick são os cinco reforços do São Paulo que já foram utilizados em 2024

Até o momento, o São Paulo fez um mercado em que trouxe seis jogadores para reforçar o elenco. São poucos jogadores que chegaram e menos ainda os que conseguiram abrir espaço no time titular do técnico Thiago Carpini. Aliás, apenas um deles - o atacante Ferreira - abocanhou um posto entre os 11 iniciais.

A seguir, confira como está o desempenho de cada uma das novas peças do Tricolor e em que condições elas chegam para a disputa da Copa Libertadores, que se inicia para a equipe no próximo dia 4, contra o Talleres, no estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Erick (atacante de 26 anos)

Erick, atacante do São Paulo

Primeiro reforço anunciado, o atacante Erick não conseguiu conquistar uma vaga na equipe titular. Ele disputou nove jogos, deu uma assistência e marcou um gol - ambos os momentos decisivos foram no empate em 2 a 2 com o Bragantino, pela nona rodada do Campeonato Paulista.

Erick, logo no início da temporada, sofreu com dores após uma pancada na região da costela e foi poupado de duas partidas da equipe, nas segunda e terceira rodadas do Campeonato Paulista.

Ele também não teve uma grande sequência como titular, iniciando apenas dois jogos, contra Guarani e Água Santa, pela sexta e décima rodadas do Estadual. Preferencialmente, atua pela ponta direita.

Luiz Gustavo (volante de 36 anos)

Luiz Gustavo comemora gol do São Paulo contra Portuguesa pela terceira rodada do Paulistão

Atleta de currículo vasto e com experiência em Copa do Mundo, Luiz Gustavo iniciou a temporada arrancando elogios do técnico Thiago Carpini. Determinado a fazer sucesso no Tricolor, ele foi morar no CT da Barra Funda para se ambientar melhor ao clube e conseguir atingir os níveis físico e técnico desejados o mais rápido possível.

A entrega começou a surtir efeito logo na terceira rodada do Estadual. Titular pela primeira vez contra a Portuguesa, marcou o gol da vitória do São Paulo na partida, na terceira rodada do Paulistão.

No jogo seguinte, entrou no decorrer do clássico com o Corinthians e assinou um dos gols da vitória de 2 a 1, a primeira da história tricolor na Neo Química Arena. Mas, com uma dupla de volantes já definida entre Pablo Maia e Alisson, nunca conseguiu uma sequência grande no time inicial.

O máximo foi ser titular contra o Água Santa e, logo depois, contra a Ponte Preta. Ele ainda sofreu uma lesão no tendão de Aquiles, que o tirou do restante do Campeonato Paulista.

Ele não entra em campo desde o dia 17 fevereiro, quando participou dos minutos finais do empate em 2 a 2 com o Bragantino, pela nona rodada do Estadual. No total, são seis jogos e dois gols marcados.

Damián Bobadilla (volante de 22 anos)

São Paulo: o meia Bobadilla está na pré-lista do Paraguai para a Copa América

Tem a mesma concorrência de Luiz Gustavo e sofre para conseguir espaço na posição, com a dupla Pablo Maia e Alisson estabelecida no setor. Com 22 anos, é visto no clube como um jogador para o futuro.

Bobadilla, no entanto, é o segundo reforço que mais disputou jogos como titular. Das sete partidas com o Tricolor, cinco foram começando os duelos. O grande momento do paraguaio foi na partida com o Água Santa, pela sexta rodada, quando marcou um golaço de fora da área, na vitória de 3 a 0.

Bobadilla ainda foi improvisado em dois jogos seguidos como lateral-direito, contra Santos e Bragantino, ganhando mais confiança junto ao técnico Thiago Carpini.

Ferreira (atacante de 26 anos)

Ferreira, atacante do São Paulo

É, disparado, o reforço mais bem sucedido até o momento. Esteve presente em todas as 14 partidas do São Paulo na temporada, sendo titular em oito delas.

No momento, atravessa uma sequência de seis partidas consecutivas iniciando os jogos. Nas últimas quatro, marcou três gols.

Ferreira ganhou espaço como um ponta esquerda e se transformou no único reforço da temporada que conseguiu, de fato, e se estabelecer entre os titulares.

André Silva (atacante de 26 anos)

André Silva, atacante do São Paulo

Chegou para ser uma alternativa ao atacante Calleri na posição de centroavante, apesar de também atuar pelos lados do campo.

No entanto, só pôde disputar uma partida porque só foi inscrito no Campeonato Paulista para a segunda fase, após ter sido contratado na reta final da primeira fase.

Foi titular na partida contra o Novorizontino, substituindo justamente Calleri, que estava contundido. Teve uma atuação discreta, apesar da entrega.

Sabino (zagueiro de 27 anos)

Sabino treina no São Paulo no CT da Barra Funda

Último reforço anunciado pelo São Paulo, o zagueiro Sabino completou, na última sexta-feira (22), uma semana de treinamentos no clube.

O jogador, até a última movimentação do time, ainda estava em processo de aprimoramento físico depois de passar por uma cirurgia no pé em dezembro do ano passado.

Com essa condição, o defensor de 27 anos ainda não foi a campo para trabalhar nas atividades com bola com o restante do elenco considerado em condição ideal para jogo.

Ele assinou um contrato de apenas três meses, podendo ser prorrogado até o fim da temporada.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.