Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

Nos pênaltis, São Paulo perde para LDU e está eliminado da Sul-Americana

Tricolor venceu a LDU por 1 a 0 tempo regulamentar, mas foi eliminado nos pênaltis

Nos pênaltis, São Paulo perde para LDU e está eliminado da Sul-Americana

O São Paulo venceu a LDU por 1 a 0 nesta quinta-feira (31), no Morumbi, e levou a decisão da vaga às semifinais da Copa Sul-Americana aos pênaltis. Após placar de 5 a 4 com erro de James Rodríguez nas penalidades, a LDU se classificou e enfrenta a equipe do Defensa Y Justicia na próxima fase.

A primeira etapa do São Paulo não aconteceu da forma que esperava o torcedor. Apesar de chances nos pés de Lucas Moura, a equipe comandada por Dorival Júnior viu a LDU desenvolver esquema bem postado e apostar nos contra-ataques, quase abrindo o placar. O resultado 0 a 0 foi justo.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, tudo mudou. Alvarado foi expulso em lance infantil e o clima ficou todo favorável ao Tricolor no Morumbi. Mesmo sem ser genial, o São Paulo abriu o placar em cabeceio de Arboleda, e perdeu chances claras de ampliar com Calleri.

A decisão ficou por conta dos pênaltis. James Rodríguez errou o dele e o São Paulo foi eliminado da Sul-Americana.

A LDU enfrenta a equipe do Defensa Y Justicia na semifinal da Copa Sul-Americana. O time argentino avançou após despachar o Botafogo nas quartas de final.

Começo quente de jogo!

Logo no primeiro lance da partida, com um minuto, a LDU ameaçou. O Tricolor vacilou na saída de bola, Arboleda não correu em direção ao passe e Alvarado interceptou. O camisa 10 finalizou de longe para boa defesa de Rafael. Lucas tentou devolver logo aos 3 minutos em troca de bola rápida com Calleri, mas foi travado na hora do chute.

A primeira chance real apareceu aos 20 minutos da primeira etapa, quando Luciano e Calleri fizeram tabela, e o camisa 10 chegou finalizando de esquerda para defesa de Domínguez.

O São Paulo quase abriu o placar aos 26 após bola trabalhada de Welington para Luciano, que finalizou com força na rede pelo lado de fora. Aos 28, quase o da LDU no troco! Johan Julio, estrela do jogo da ida, correu quase o campo todo sem ser desarmado e finalizou para defesa de Rafael.

Precisava do gol e o vermelho mudou tudo

O São Paulo não mexeu na escalação para a segunda etapa, mas precisou de apenas dois minutos para assustar o gol da LDU. Em jogada trabalhada, Luciano girou em cima da defesa e fuzilou de esquerda em cima do goleiro Domínguez.

Se o Tricolor já demonstrava interesse no gol contra uma LDU bem postada, aos 4 minutos da segunda etapa Alvarado perdeu o tempo de bola e solou Alisson com força. Cartão vermelho e toda uma segunda etapa a ser disputada com um jogador a mais.

Não pode perder

Aos 11 minutos, quase! Alisson recebeu cobrança de escanteio atrás, cruzou com muita força e ela explodiu na trave. No rebote, Arboleda sozinho mandou por cima do gol.

O São Paulo seguiu em cima da LDU, sem conseguir tantas chances claras até os 25 minutos quando Lucas disparou pela direita, entrou na área e serviu Calleri sozinho na pequena área para marcar. O camisa 9 chutou o chão e perdeu o gol feito, mantendo o 0 a 0 no placar.

Martelou até entrar!

Aos 32 minutos da segunda etapa, James Rodríguez cobrou escanteio pela esquerda do ataque e o zagueiro Arboleda subiu no terceiro andar para cabecear. O goleiro Domínguez não alcançou e o gol que abriu o palcara, saiu! 1 a 0 e pressão do Tricolor.

Aos 40, foi a vez de Calleri se consagrar, mas ela parou em Domínguez. O camisa 9 recebeu cruzamento açucarado de Rafinha e testou em cima do goleiro.

Decisão nos pênaltis

Calleri abriu as cobranças com acerto para êxtase da torcida do São Paulo. Guerrero devolveu o acerto e mandou sinal para torcida do Tricolor, amarelado pelo juiz.

James Rodríguez errou, as batidas se desenvolveram até que a LDU se classificou no final.

Próximos compromissos

O São Paulo já tem que “mudar o foco” e mirar o Campeonato Brasileiro. Neste domingo (3), às 20h30 (de Brasília), o Tricolor recebe o Coritiba no Morumbi pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Assim com os outros clubes no Brasil, o Tricolor respeitará a pausa para Data-Fifa e só volta a atuar no próximo dia 13, contra o Internacional, no Beira-Rio, às 21h30 (de Brasília), na 22º rodada.

São Paulo 1 (4) x (5) 0 LDU

São Paulo

Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo, Welington (James Rodríguez, 22min 2ºT); Pablo Maia (Wellington Rato, 13min 2ºT), Alisson, Rodrigo Nestor (Michel Araújo, 22min 2ºT), Luciano; Lucas e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

LDU

Domínguez; Mina Caicedo (Valverde, 19min 2ºT) (Alzugaray, 50min 2ºT), Ade, Rodríguez, Quiñónez; Martínez, Piovi, Ibarra (Romero, 38min 2ºT), Alvarado, Julio; Guerrero. Técnico: Luis Zubeldia.

Gol: Arboleda (32min 2ºT), do São Paulo

Cartões amarelos: Dorival Júnior (23min 1ºT); Michel Araújo (45min 2ºT), do São Paulo; Quiñonez (23min 1ºT); Ibarra (36min 2ºT); Ade (46min 2ºT); Guerrero (pênaltis), da LDU

Cartão vermelho: Alvarado (4min 2ºT), da LDU

Motivo: volta das quartas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 31 de agosto de 2023, quinta-feira, às 19h (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Alexis Herrera-VEN
Assistentes: Lubin Torrealba-VEN e Alberto Ponte-VEN
VAR: Gustavo Tejera-URU
Público: 52.658 torcedores
Renda: R$ 3.913.452,00

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.