O São Paulo vive “crise” de batedores de pênalti no elenco profissional após a saída de Reinaldo e a lesão grave de Galoppo. Neste final de semana, Luciano errou mais uma cobrança, chegou ao quinto penal desperdiçado pelo Tricolor, mas garantiu o gol no rebote.
O batedor oficial de pênaltis do São Paulo foi o lateral Reinaldo por seis temporadas. Hoje no Grêmio, o veterano havia cobrado seis pênaltis em 2022 e acertado 100% deles. Pelo São Paulo, foram 24 cobranças e 23 acertos, considerado por muitos entre os melhores do país.
Entre 2022 e 2023, Galoppo, Luciano e Calleri dividiram a função. O primeiro com aproveitamento muito superior aos demais, mas encerrado por lesão grave no joelho, que pode tirar o jogador da temporada inteira, com previsão otimista de retorno aos gramados em setembro. Calleri não cobrou mais nenhum penal no tempo regulamentar desde que errou em agosto, contra o Ceará, pela Sul-Americana.
Na disputa de pênaltis das quartas de final do Campeonato Paulista, que terminaram com classificação do Água Santa, Alisson e Jhegson Méndez perderam as cobranças, por exemplo. Calleri e Galoppo não estavam disponíveis. Dentro do elenco do Tricolor, atletas como Pablo Maia e Diego Costa são citados por terem bom aproveitamento desde a época da base.
Confira desempenho dos batedores atuais do São Paulo
-
Galoppo: 4/4 - (100%) - 0 erro
-
Luciano: 8/13 - (61,5%) - 5 erros
-
Calleri: 4/8 - (50%) - 4 erros