O lateral-direito JP Chermont, do Santos, conquistou a titularidade no decorrer do Campeonato Paulista sob o comando de Pedro Caixinha. Mas se engana quem pensa que o trabalho do jovem de 19 anos se limita aos jogos e ao dia a dia no CT Rei Pelé.
Para assumir a responsabilidade de ser titular de um dos maiores clubes do país, Chermont aposta em uma forte preparação diária, focando diferentes esferas. A reportagem da Itatiaia traz a seguir detalhes dos cuidados na rotina do lateral.
Duas vezes por semana, o defensor santista realiza trabalhos de prevenção de lesão e recuperação na academia Athletic Force. Através de uma avaliação física e de termografia, antes de todo treino, o fisiologista Gabriel Messias trabalha exatamente os pontos que ele precisa aprimorar em sua preparação.
Foi criado um perfil atlético individual, com as necessidades e detalhes a serem trabalhados para a performance e prevenção de lesões nas janelas de oportunidade que Chermont possui em seu calendário de treinos e jogos. Há um cuidado em relação ao controle de carga diário e às sessões de recuperação para que o lateral execute suas ações em alto nível.
Chermont também realizada pilates duas vezes por semana, buscando trabalhar principalmente sua mobilidade e flexibilidade para prevenir lesões. Em colaboração com a fisioterapeuta Camila Mutti, há um trabalho miofacial no tornozelo, uma medida preventiva crucial para os laterais, que enfrentam inúmeras mudanças de direção durante uma partida.
Por fim, Chermont realiza de uma a duas vezes por semana um trabalho individualizado com o ex-jogador e personal Everson Silva, especialista em desenvolvimento de jogadores.
Neste caso, JP realiza trabalho no campo individualizado e personalizado. O foco é aperfeiçoar fundamentos e melhorar a performance defensiva e ofensiva. Os objetivos específicos desse treino incluem:
- Aperfeiçoar técnicas específicas, como dribles, passes e finalizações;
- Desenvolver estratégias defensivas e ofensivas para melhorar a eficácia em campo;
- Analisar e corrigir erros técnicos e táticos;
- Aumentar a confiança e a assertividade em campo.
Chermont começou o pilates e o trabalho individualizado logo após a eliminação do Santos no Campeonato Paulista para o Corinthians. Esses trabalhos são considerados um complemento enquanto o defensor tem um calendário favorável no clube.
A ideia do estafe do jogador é alinhar esse acompanhamento por fora com a agenda da equipe, para que seu trabalho no dia a dia do Santos não seja prejudicado e ele não fique sobrecarregado.
Na temporada atual pelo Santos, Chermont tem nove jogos (oito como titular) e uma assistência. Revelado nas categorias de base do clube, o atleta foi promovido ao profissional na temporada de 2024 com o técnico Fabio Carille.
Veja os números de JP Chermont pelo Santos:
45 jogos (31 como titular)
2 gols
5 assistências