Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Marcelo Teixeira é eleito para terceiro mandato como presidente do Santos

Definição ocorreu neste sábado (9) após votação de associados

marcelo.JPG

Marcelo Teixeira foi eleito, mais uma vez, presidente do Santos

Reprodução/Instagram

O Santos tem um novo presidente. Neste sábado (9), Marcelo Teixeira foi eleito para o triênio 2024-2026. O mandatário venceu outros quatro candidatos: Maurício Maruca, Ricardo Agostinho, Rodrigo Marino e Wladimir Mattos (veja os números finais ao fim da reportagem). Ele retorna ao cargo após 14 anos para substituir Andrés Rueda, que liderou a campanha do rebaixamento do clube à Série B do Campeonato Brasileiro.

A eleição recebeu votos presenciais, em Santos, e por um sistema online. Na votação física, houve registro de confusão. Uma organizada tentou invadir o local de votação para para ameaçar o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Jatene. A situação só foi controlada após a entrada do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Foram 1.762 votos presenciais, com vitória tranquila de Marcelo Teixeira. Ele recebeu 1.270 votos. Na plataforma online, o novo presidente do Peixe também registrou ampla vantagem e foi escolhido por 4.762 santistas. A segunda colocação do pleito ficou com a chapa encabeçada por Maurício Maruca (1.378 votos).

Marcelo Teixeira

Teixeira, de 59 anos, se elegeu presidente pela primeira vez em 1991, quando ficou por dois anos no cargo. Em 2000, retornou ao cargo e permaneceu até 2009. Ele também foi presidente do Conselho Deliberativo entre 2018 e 2020. Teixeira é natural de Santos, empresário, pró-reitor Universidade Santa Cecília. Ele é formado em Direito e Administração.

“Agradecer a confiança do associado. O que hoje deveria ser uma festa da democracia, o ambiente não é tão propício porque não estamos tão felizes com este ano. De qualquer maneira, as urnas são soberanas e o os votos expressivos demonstram a confiança no nosso trabalho e no nosso projeto”, disse ao final das eleições.

O Santos terá um ano difícil pela frente. Em 2024, a equipe disputará o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro. Essa será a primeira vez na história que o Peixe não disputará a elite do futebol nacional. Vale lembrar que o clube também não se classificou para a Copa do Brasil.

Os números da eleição do Santos

Ricardo Agostinho: 1011 votos

Wladimir Mattos: 562 votos

Rodrigo Marino: 1073 votos

Maurício Maruca: 1378 votos

Marcelo Teixeira: 4762 votos

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais