O duelo entre Santos e Corinthians, nessa quarta-feira (21) que terminou em 2 a 0 para o time paulistano, ficou marcado também por um episódio lamentável fora das quatro linhas. Já nos minutos finais do jogo, a torcida santista atirou objetos explosivos dentro de campo e fizeram o árbitro Leandro Pedro Vuaden encerrar o duelo antes do esperado.
O episódio, é claro, foi registrado na súmula pelo árbitro gaúcho. O documento foi disponibilizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) poucas horas após o encerramento da partida na Vila Belmiro.
“Aos 41 minutos do segundo tempo, quando a partida estava paralisada, torcedores do Santos FC localizados atrás da meta defendida pelo goleiro do Corinthians, o Sr Cássio Ramos, arremessaram diversos artefatos explosivos (rojões) em sua direção para dentro do gramado. Após 3 minutos de paralisação diante do cenário de insegurança e pensando na integridade física dos atletas, da arbitragem e todos envolvidos na partida, encerei a mesma. Informo ainda que conforme art. 195 parágrafo único da lei geral do esporte, relatório mais detalhado será enviado até 24 horas após o término da partida. era o que tinha para relatar até o momento”, é o que consta na súmula.
O Santos, agora, aguarda julgamento posterior no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tomar conhecimento de uma eventual punição. Para casos do tipo, são comuns sanções de perda do mando de campo ou até mesmo o fechamento dos portões do estádio à torcida em partidas pontuais.