O
Entenda o motivo
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) tem direito a três vagas diretas para a Copa do Brasil. Elas são distribuídas entre campeão, vice e semifinalista de melhor campanha do Campeonato Pernambucano.
Esses clubes são, respectivamente, Sport, Náutico e Retrô-PE. O Santa Cruz, que terminou o estadual em “quarto”, portanto, não teria direito a disputar o certame nacional em 2025.
Contudo, o campeão da Série B ganha uma vaga direta para a terceira fase da competição de mata-mata do ano seguinte. Sendo assim, com o título do Sport, o Tricolor do Arruda herdaria uma das vagas do Pernambucano.
Em busca de calendário
Em 2024, o Santa viveu, pela primeira vez, o drama de não ter calendário no segundo semestre do ano. O clube coral está, atualmente, sem divisão.
Isso não se repetirá no próximo ano, já que a campanha do time tricolor no Campeonato Pernambucano garantiu uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Além disso, o Santa Cruz terá o estadual e a Pré-Copa do Nordeste para disputar.
A Copa do Brasil, portanto, representaria uma boa injeção financeira para o clube, que vive uma crise sem precedentes. A primeira fase do mata-mata pagou, em 2024, R$ 787,5 mil para equipes de fora das Séries A e B.
Sport na Série B
Neste momento, o Sport ocupa a terceira posição da Série B, com 56 pontos. A distância para o líder Santos, é de 3 pontos. No entanto, o Leão ainda entrará em campo na 33ª rodada. Nesta quinta-feira (24), enfrenta o Guarani, às 21h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro.