Ouvindo...

FIFA 23: brasileiro denuncia time com nome racista em ataque a Vini Jr.

Caso foi flagrado pelo jogador profissional e streamer SpiderKong, durante transmissão ao vivo na Twitch

Streamer e pro player de FIFA 23 enfrentou equipe com nome racista no game

Jogador profissional de FIFA 23 e streamer, Miguel Bilhar, o SpiderKong, flagrou um caso de racismo contra o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid. O pro player do game denunciou o gamer rival ao notar o nome da equipe do adversário.

O nome do time adversário era “Monicius Jr.”, e o escudo do clube era do Valencia. “Mano, vocês perceberam o nome do time desse doente? O maluco botou o símbolo do Valencia e botou o nome do time dele de ‘Monicius Jr.’. Moleque, eu vou denunciar esse filha da p* no final do jogo, mano”, disse, na última terça-feira (30).

“Que isso, cara. Que isso, mano. Esse filha da p* tem que ser banido, cara. Que que é isso, cara. C*”, completou SpiderKong, durante live na Twitch. A EA Sports se manifestou e disse que não houve “violação das regras”.

“Obviamente denunciei, mas pelo visto a grande EA Sports acha que não tem nada errado”, escreveu nessa quarta-feira (31) SpiderKong nas redes sociais. Vini Jr. é um dos embaixadores do FIFA 23.

Caso Vini Jr.

Vini Jr. foi mais uma vez alvo de insultos racistas na derrota do Real por 1 a 0 para o Valencia no Mestalla, em Valência, pela 35ª rodada do Espanhol, em 21 de maio. A partida foi paralisada aos 27 minutos da segunda etapa. O atacante começou a discutir com torcedores enquanto outros jogadores tentavam acalmar o brasileiro.

Foi possível ouvir os gritos de “Mono” (macaco, em espanhol) por parte da torcida do Valencia. O árbitro conversou com oficiais da organização da partida e o jogo foi interrompido.

O sistema de som do estádio anunciou a paralisação do duelo devido ao comportamento dos fãs do Valencia e pediu que a torcida desse fim às “manifestações racistas”. Houve um novo aviso até que, depois de cerca de oito minutos, a partida foi retomada, com Vini Jr em campo.

A partir das repetidas demonstrações racistas, o jogo ficou nervoso. Vini Jr. foi provocado pelo goleiro geórgio Giorgi Mamardashvili, que foi punido com o cartão amarelo. Os jogadores trocaram empurrões no campo.

No fim do confronto, porém, o brasileiro, revoltado e desestabilizado pelos rivais, foi expulso depois de desentender com o atacante Hugo Duro, em quem acertou o braço. Ele levou amarelo, mas após revisão do lance pelo VAR, foi expulso nos acréscimos - posteriormente, o cartão vermelho foi retirado da súmula.

O problema envolvendo a torcida espanhola não é novidade. Vinicius Júnior já foi vítima de inúmeros casos ao longo da sua trajetória pelo clube espanhol.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.