Jogador profissional de FIFA 23 e streamer, Miguel Bilhar, o SpiderKong, flagrou um caso de racismo contra o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid. O pro player do game denunciou o gamer rival ao notar o nome da equipe do adversário.
O nome do time adversário era “Monicius Jr.”, e o escudo do clube era do Valencia. “Mano, vocês perceberam o nome do time desse doente? O maluco botou o símbolo do Valencia e botou o nome do time dele de ‘Monicius Jr.’. Moleque, eu vou denunciar esse filha da p* no final do jogo, mano”, disse, na última terça-feira (30).
“Que isso, cara. Que isso, mano. Esse filha da p* tem que ser banido, cara. Que que é isso, cara. C*”, completou SpiderKong, durante live na Twitch. A EA Sports se manifestou e disse que não houve “violação das regras”.
“Obviamente denunciei, mas pelo visto a grande EA Sports acha que não tem nada errado”, escreveu nessa quarta-feira (31) SpiderKong nas redes sociais. Vini Jr. é um dos embaixadores do FIFA 23.
Caso Vini Jr.
Vini Jr. foi mais uma vez alvo de insultos racistas
Foi possível ouvir os gritos de “Mono” (macaco, em espanhol) por parte da torcida do Valencia. O árbitro conversou com oficiais da organização da partida e o jogo foi interrompido.
O sistema de som do estádio anunciou a paralisação do duelo devido ao comportamento dos fãs do Valencia e pediu que a torcida desse fim às “manifestações racistas”. Houve um novo aviso até que, depois de cerca de oito minutos, a partida foi retomada, com Vini Jr em campo.
A partir das repetidas demonstrações racistas, o jogo ficou nervoso. Vini Jr. foi provocado pelo goleiro geórgio Giorgi Mamardashvili, que foi punido com o cartão amarelo. Os jogadores trocaram empurrões no campo.
No fim do confronto, porém, o brasileiro, revoltado e desestabilizado pelos rivais, foi expulso depois de desentender com o atacante Hugo Duro, em quem acertou o braço. Ele levou amarelo, mas após revisão do lance pelo VAR, foi expulso nos acréscimos - posteriormente, o cartão vermelho foi retirado da súmula.
O problema envolvendo a torcida espanhola não é novidade.