Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras: Deco revela motivo da passagem frustrada de Vitor Roque no Barcelona

Diretor do clube catalão opinou sobre o rápido período do atacante pela Espanha

Vitor Roque foi apresentado ao lado do luso-brasileiro Deco, diretor de futebol do Barcelona, em 2024

O atacante Vitor Roque não deixou saudade no Barcelona e acabou comprado pelo Palmeiras no início deste ano. Deco, diretor de futebol do clube catalão, relatou as dificuldades de adaptação que o jogador sofreu na Espanha.

Na visão do ex-jogador brasileiro, o erro foi a exigência de Xavi, então técnico do Barcelona, para que Vitor Roque chegasse ao clube em janeiro de 2024. A intenção inicial da diretoria era oficializar a transferência apenas na janela seguinte, e não durante a temporada europeia em andamento.

“Ele veio em janeiro. Para mim, foi um erro. Mas a gente não tinha muito o que fazer. O treinador queria assim. A ideia era que ele viesse no meio de 2024. Acho que ele foi prejudicado por isso. E aí é a exigência do Barcelona”, disse Deco, em entrevista ao “Ge”.

O diretor também pontuou que faltou “cuidado” do Barcelona e do estafe de Vitor Roque, que não teve espaço quando chegou. Ele disputou 16 jogos, sendo 14 como reserva, e anotou apenas dois gols.

“Se você ficar muito preocupado com o que a imprensa escreve, pode ter problemas. Os seis primeiros meses dele não foram bons. Acho que também faltou cuidado geral do staff e do clube, de identificar problemas que ele estava tendo, de adaptação e até mesmo de cabeça. E a gente não foi capaz de ajudá-lo neste sentido”.

“Os treinadores sempre são ouvidos nas contratações. A decisão de trazer em janeiro foi do Xavi. A decisão foi de adiantar seis meses do processo de adaptação dele. No final, futebol é assim. Ir cedo para a Europa é sempre complicado. Ainda mais para Barcelona ou Real Madrid”, disse.

Vitor Roque é titular do Palmeiras

Leia também

O diretor traçou um paralelo entre Vitor Roque e Endrick, que também sofreu para conquistar espaço na primeira temporada no Real Madrid.

Vitor Roque acabou emprestado para o Betis, mas não permaneceu e foi comprado por 25 milhões de euros pelo Palmeiras. Essa foi a maior transferência da história do futebol brasileiro e a segunda venda mais cara concluída por Deco no Barcelona.

“O caso do Endrick, ele jogou muitos jogos, mas também não teve tantas oportunidades. Estamos falando de clubes que são o máximo que se pode chegar na carreira. Tão jovens, não é fácil. Às vezes as coisas não funcionam. E o Vitor não foi uma operação tão cara como falam. E depois recuperamos boa parte do investimento (25 dos 30 milhões de euros investidos)”, analisou Deco.

Pelo Palmeiras, Vitor Roque soma 19 jogos disputados e três gols em 2025. Ele embarcou com a delegação palmeirense para disputar o Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.