Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Weverton não defende pênalti? Veja números do goleiro do Palmeiras em decisões de bolas paradas

Alviverde venceu apenas uma das oito disputas definidas neste tipo na era Abel, mas arqueiro defendeu cobranças na maioria delas

Weverton, goleiro do Palmeiras

Abel Ferreira é o técnico com mais finais disputadas na história do Palmeiras. São 11 ao todo. Esse número, no entanto, poderia ter sido ainda maior se a equipe não tivesse a sina de ser eliminada nas disputas de pênaltis.

Desde que o português surgiu no clube, em outubro de 2020, foram oito disputas eliminatórias do tipo. Ele perdeu sete. A última delas foi nesse domingo (4), quando a equipe foi derrotada pelo São Paulo na Supercopa Rei, decidida no Mineirão.

Logo, começaram a surgir os que apontam os culpados e, depois de passar em branco ao não defender nenhuma cobrança do rival, Weverton entrou na mira dos críticos de plantão.

Mas, será que o goleiro, presente em todas essas quedas nas penalidades, é o lado frágil de um time que poderia ser ainda mais vencedor? Os números apontam que não. Das sete vezes em que as decisões do Palmeiras foram parar nas penalidades e o time terminou eliminado sob o comando de Abel Ferreira, Weverton esteve presente em todas e só não defendeu cobranças em duas.

Além da recente decisão da Supercopa, o goleiro passou em branco na disputa da Recopa de 2021, com uma crítica extra. Ele ainda perdeu o pênalti que definiu o título para o lado argentino.

Desempenho de Weverton nas decisões de pênaltis em que Palmeiras foi eliminado na Era Abel

  • Palmeiras (2) 1 x 1 (4) Boca Juniors - Libertadores 2023
    Weverton defende pênalti de Cavani
  • Palmeiras (3) 2 x 1 (4) São Paulo - Copa do Brasil 2022
    Weverton defende pênalti de Luciano
  • Palmeiras (3) 0 x 1 (4) CRB - Copa do Brasil 2021
    Weverton defende pênalti de Reginaldo Lopes (O CRB ainda perde mais duas cobranças: uma na trave e outra direto pra fora)
  • Palmeiras (3) 1 x 2 (4) Defensa y Justicia - Recopa 2021
    Weverton não defende pênalti e ainda perde a última cobrança, que decreta título para rival argentino
  • Flamengo (6) 2 x 2 (5) Palmeiras - Supercopa 2021
    Weverton defende pênaltis de Matheusinho e Pepê (Flamengo ainda perdeu outro pênati com Filipe Luís no travessão)
  • Al Ahly (3) 0 x 0 (2) Palmeiras - Mundial de Clubes 2021
    Weverton defende o pênalti de El Soleya (Al Ahly ainda perde pênalti com Mohsen chutando para fora)
  • Palmeiras (2) 0 x 0 (4) São Paulo - Supercopa Rei
    Weverton não defende pênalti

Com esse desempenho somado a outras atuações decisivas de Weverton, como a defesa da cobrança de pênalti no histórico jogo contra o Botafogo no Campeonato Brasileiro do ano passado, o técnico Abel Ferreira defendeu o goleiro dos críticos.

“Muitos torcedores são emocionais e têm memória curta. Prefiro valorizar os que estão conosco. Nós admiramos o Weverton. Sabe que é um líder capaz de inspirar nossos jogadores. E futebol é isso mesmo”, afirmou.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.