Abel Ferreira é o técnico com mais finais disputadas na história do Palmeiras. São 11 ao todo. Esse número, no entanto, poderia ter sido ainda maior se a equipe não tivesse a sina de ser eliminada nas disputas de pênaltis.
Desde que o português surgiu no clube, em outubro de 2020, foram oito disputas eliminatórias do tipo. Ele perdeu sete. A última delas foi nesse domingo (4), quando a equipe foi derrotada pelo São Paulo na Supercopa Rei, decidida no Mineirão.
Logo, começaram a surgir os que apontam os culpados e, depois de passar em branco ao não defender nenhuma cobrança do rival, Weverton entrou na mira dos críticos de plantão.
Mas, será que o goleiro, presente em todas essas quedas nas penalidades, é o lado frágil de um time que poderia ser ainda mais vencedor? Os números apontam que não. Das sete vezes em que as decisões do Palmeiras foram parar nas penalidades e o time terminou eliminado sob o comando de Abel Ferreira, Weverton esteve presente em todas e só não defendeu cobranças em duas.
Além da recente decisão da Supercopa, o goleiro passou em branco na disputa da Recopa de 2021, com uma crítica extra. Ele ainda perdeu o pênalti que definiu o título para o lado argentino.
Desempenho de Weverton nas decisões de pênaltis em que Palmeiras foi eliminado na Era Abel
- Palmeiras (2) 1 x 1 (4) Boca Juniors - Libertadores 2023
Weverton defende pênalti de Cavani - Palmeiras (3) 2 x 1 (4) São Paulo - Copa do Brasil 2022
Weverton defende pênalti de Luciano - Palmeiras (3) 0 x 1 (4) CRB - Copa do Brasil 2021
Weverton defende pênalti de Reginaldo Lopes (O CRB ainda perde mais duas cobranças: uma na trave e outra direto pra fora) - Palmeiras (3) 1 x 2 (4) Defensa y Justicia - Recopa 2021
Weverton não defende pênalti e ainda perde a última cobrança, que decreta título para rival argentino - Flamengo (6) 2 x 2 (5) Palmeiras - Supercopa 2021
Weverton defende pênaltis de Matheusinho e Pepê (Flamengo ainda perdeu outro pênati com Filipe Luís no travessão) - Al Ahly (3) 0 x 0 (2) Palmeiras - Mundial de Clubes 2021
Weverton defende o pênalti de El Soleya (Al Ahly ainda perde pênalti com Mohsen chutando para fora) - Palmeiras (2) 0 x 0 (4) São Paulo - Supercopa Rei
Weverton não defende pênalti
Com esse desempenho somado a outras atuações decisivas de Weverton, como a defesa da cobrança de pênalti no histórico jogo contra o Botafogo no Campeonato Brasileiro do ano passado, o técnico Abel Ferreira defendeu o goleiro dos críticos.
“Muitos torcedores são emocionais e têm memória curta. Prefiro valorizar os que estão conosco. Nós admiramos o Weverton. Sabe que é um líder capaz de inspirar nossos jogadores. E futebol é isso mesmo”, afirmou.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.