O Palmeiras foi derrotado com categoria pelo Flamengo, por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (8), no Maracanã. A derrota pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro freou empolgação do time de Abel Ferreira, que analisou a partida em entrevista coletiva e não poupou elogios ao Flamengo de Tite, explicando os motivos do revés no Rio de Janeiro.
Os gols de Pedro, duas vezes, e Arrascaeta levaram o Flamengo aos 56 pontos, três pontos a menos que o Palmeiras no Brasileiro. O Rubro-Negro é o atual quinto colocado, a três pontos de distância do próprio Verdão e do Botafogo, vice-líder e líder, neste momento.
“Independentemente do resultado hoje aqui, nosso adversário foi muito melhor do que o Palmeiras. Resumiram bem: os primeiros 15 minutos são nossos, e a primeira grande oportunidade é nossa”, analisou Abel Ferreira em entrevista coletiva no Maracanã após a derrota.
Análise da derrota e elogios ao Mengão
Em um primeiro tempo de domínio do Flamengo, os destaques foram para as assistências nos gols rubro-negros. Aos 17, Pulgar deixou tudo mais fácil para Pedro, ao encontrar passe entre os zagueiros do Palmeiras. O camisa 9 só teve o trabalho de tocar na saída de Weverton para abrir o placar.
“Em um jogo como esses, deste nível, contra um adversário em casa com orgulho ferido, que não ganhou nada neste ano, jogaram contra o Palmeiras em casa. Foram melhores. Foram mais agressivos, cometeram menos erros e foram justos vencedores”, elogiou Abel.
Cebolinha foi inteligente em contra-ataque no segundo tempo, e acertou mais um passe na medida ao invés de chutar de fora da área. O toque por cima da zaga encontrou Arrascaeta dentro da área, e o uruguaio, de primeira, fez 2 a 0.
“O primeiro gol é mérito do adversário. A forma como a bola é alçada nas costas da nossa defesa, com passe do Pulgar, como o Pedro encontra aquele espaço. É mais mérito deles do que erro nosso. O segundo não, a nossa equipe virou as costas para bola, para quem luta pelos objetivos que lutamos, esses erros se pagam muito caro”, analisou o treinador.
A equipe de Abel Ferreira não teve reação, sem conseguir encaixar a marcação nos pontas adversários. Sofrendo na defesa, também não foi bem ofensivamente. A única chance criada por em lance individual de Endrick, que se livrou da marcação de dois rivais antes de deixar Breno Lopes na cara do gol, mas o atacante, na pequena área e pressionado por Matheuzinho, não finalizou bem.
Expulsão enterrou reação
Se contra o Botafogo, o Palmeiras retornou um 3 a 0 para 4 a 3, contra o Flamengo a reação foi interrompida cedo. Para evitar contra-ataque, Gustavo Gómez agarrou Arrascaeta no meio de campo. Último homem, o zagueiro foi expulso antes do cinco minutos de segunda etapa.
“A expulsão nos tirou completamente do jogo. Perdendo de 2 a 0, com menos um, é muito difícil. Vitória incontestável do nosso adversário. Parabéns para eles”, finalizou o treinador.
Abel Ferreira foi o único a falar com a torcida após derrota do Palmeiras. Jogadores presentes no Maracanã não responderam jornalistas na zona mista do estádio.
O Palmeiras tem desafio no Allianz Parque, neste sábado (11), às 21h (de Brasília), contra o Internacional. O jogo pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro é último desafio antes de pausa de 14 dias no calendário para Data Fifa e realização das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2026.