Diniz foi anunciado como treinador do Brasil em 4 de julho, e desde então conversou com atletas, pessoalmente e por telefone, com treinadores de vários clubes brasileiros, não só da Série A, além dos profissionais que a CBF manteve na área de análise de desempenho para fechar a lista.
Raphael Veiga chega, então, na sua terceira convocação pela Seleção, todas após a Copa do Mundo de 2022. Foram apenas quatro jogadores que atuam no Brasil convocados: Veiga (Palmeiras), além de Nino e André (Fluminense) e Bento (Athletico).
O calendário da Seleção
A convocação será para as duas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A estreia será em 8 de setembro, às 21h45 (de Brasília), contra a Bolívia, em Belém. Depois a delegação viaja a Lima, onde enfrenta o Peru no dia 12 de setembro, às 23h (de Brasília). O Mundial de 2026 será disputado na América do Norte, com EUA, Canadá e México como anfitriões.
Fernando Diniz assinou contrato com a CBF até junho de 2024, quando o presidente da confederação brasileira, Ednaldo Rodrigues, espera que o italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, assuma a Seleção.
A Diniz foi oferecido integrar a comissão técnica com Ancelotti, ou comandar a Seleção Brasileira Olímpica nos Jogos de Paris 2024, caso se classifique, claro. Ele pretende analisar com calma seu futuro na CBF.
Lista completa da convocação
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Bento (Athletico);
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Olympique de Marselha);
Zagueiros: Ibañez (Al-Ahly), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras);
Atacantes: Antony (Manchester United), Matheus Cunha (Wolverhampton), Gabriel Martinelli (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Neymar (Al-Hilal) e Vinícius Júnior (Real Madrid).