Clubes de maior investimento do futebol brasileiro neste momento, Palmeiras e Flamengo, que jogam neste sábado (8), às 21h, no Allianz Parque, pela 14ª rodada da Série A, têm grande história na competição e uma das principais foi na edição de 1979, que teve goleada palmeirense no Maracanã e técnico tendo o caminho aberto para assumir a Seleção.
Na última rodada do Grupo Q, Flamengo e Palmeiras jogaram no Maracanã, em 9 de dezembro de 1979, brigando por uma vaga nas semifinais da competição.
O rubro-negro carioca já tinha o esquadrão que dominou o futebol brasileiro na primeira metade dos anos 1980. Os palmeirenses carregavam como maior trunfo a presença de Telê Santana no banco de reservas.
E isso foi decisivo. O Mestre armou seu time com maestria e aplicou uma goleada de 4 a 1 dentro do Maracanã, que recebeu 112.047 torcedores naquele dia.
Foi um verdadeiro massacre do Palmeiras, que sobrou em campo e conquistou a vaga da chave nas semifinais, onde enfrentaria o Internacional.
O “Almanaque do Palmeiras”, de Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti, revela a relação deste jogo com a ida de Telê Santana para a Seleção Brasileira.
“Ao aplicar sucessivas goleadas nos adversários, o Palmeiras torna-se a sensação do futebol brasileiro. Entrou no campeonato nacional apenas na fase final e, repetindo as atuações anteriores, massacrou o Flamengo no Maracanã. A partida teve um significado mais profundo do que a simples vitória: sacramentou a escolha de Telê Santana como novo técnico da Seleção Brasileira a partir de 1980”.