Quando a bola rolar no domingo (30) em Nápoles para o jogo entre Napoli e Salernitana haverá muito em disputa. A partida, que terá início às 10h30, pode marcar o fim do jejum de 33 anos da equipe do Sul do país.
A partir do momento que o jogo estiver valendo no estádio Diego Armando Maradona, o Napoli vai ter ciência do que precisa ser feito. É que às 7h30 (de Brasília), a vice-líder Lazio visita a Internazionale. Caso a equipe da capital não vença a partida, o título napolitano pode ser confirmado com uma vitória simples.
Uma coincidência tirou a oportunidade do jejum ser quebrado numa data exata. A última vez que o Napoli foi campeão italiano foi em 29 de abril de 1990. A partida estava prevista para acontecer no sábado (29), mas foi deslocada a pedido das autoridades.
Na temporada 1989-90, o time comandado por Diego Armando Maradona - que hoje dá nome ao estádio - bateu justamente a Lazio por 1 a 0 para confirmar o título. Era o segundo título da competição em quatro anos.
O Napoli soma 78 pontos contra 61 pontos da Lazio em 31 rodadas. Em caso de vitória da equipe da capital, a festa será adiada, pelo menos, por mais uma rodada. A torcida, no entanto, não quer saber de matemática.
Após a vitória contra a Juventus no último final de semana,
Festa programada
A Prefeitura de Nápoles anunciou uma série de medidas de segurança para o domingo. São pelo menos 37 monumentos que serão guardados e preservados. Uma liminar foi concedida para que apenas pedestres estejam presentes nas ruas tanto no domingo (30) quanto na segunda (1).
Profissionais da saúde estarão nas ruas para prestar socorros. São 40 ambulâncias encomendadas para a ocasião com quase 140 funcionários contratados exclusivamente para o domingo.