O Lyon-FRA anunciou, nesta quarta-feira (15), a contratação do meio-campista Thiago Almada. O argentino, compra mais cara da história do
John Textor, dono da SAF do Botafogo e também do Lyon, orquestrou o negócio desde a metade de 2024. Quando Almada foi comprado por 25 milhões de dólares (Cerca de R$ 137 milhões à época), ficou acordada a ida ao time francês em janeiro.
“Thiago, sua chegada ao Botafogo foi um marco. Técnico, habilidoso e decisivo desde os primeiros toques na bola, via-se o talento e a magia de um craque em campo”, escreveu o Botafogo numa rede social.
“Já campeão do mundo, conquistou o Brasil e a América. Parou o tempo em Buenos Aires e entrou para a história do Mais Tradicional com as taças da Libertadores e do Brasileirão”, completou.
Thiago Almada, de 23 anos, autou 26 vezes com a camisa do Botafogo com três gols e duas assistências. O argentino foi parte vital das campanhas que culminaram no título da Copa Libertadores e do Brasileirão em 2024.
Revelado pelo Vélez Sarsfield-ARG, Almada ganhou destaque na Argentina e foi negociado para o Atlanta United-EUA. O jogador foi um dos destaques da Major League Soccer (MLS), quando chamou atenção de vários clubes do mundo e foi contratado pelo Glorioso.
O destaque nos clubes resultou em participação também na Seleção Argentina. Almada disputou duas edições de Olimpíadas (Tóquio-2020 e Paris-2024), além de integrar o elenco que conquistou o título da Copa do Mundo em 2022.
Crise no Lyon
John Textor, dono da Eagle Holding Football, esteve reunido com executivos da DNCG antes do anúncio das sanções, discordou da decisão e afirmou que a situação seria resolvida.
A Eagle Holding Football, de John Textor, é composta por uma série de clubes ao redor do mundo, como o Botafogo, o Lyon, da França, o Crystal Palace, da Inglaterra, e o Molenbeek, da Bélgica.
Mensagem do Botafogo
“Thiago, sua chegada ao Botafogo foi um marco. Técnico, habilidoso e decisivo desde os primeiros toques na bola, via-se o talento e a magia de um craque em campo. Com visão de jogo única e um toque de genialidade, alcançou os corações alvinegros, nossa cidade e títulos.
Já campeão do mundo, conquistou o Brasil e a América. Parou o tempo em Buenos Aires e entrou para a história do Mais Tradicional com as taças da Libertadores e do Brasileirão. Cada drible, cada passe e cada gol foram parte de uma jornada que ficará eternamente registrada na memória do Clube.
O Botafogo sempre lembrará de você com gratidão e carinho, Thiago Ezequiel Almada. Boa sorte! #BFR”